mapa_mec
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Cursos
Ações do documento

Cursos oferecidos pelo IFPB

imagem cursos ifpbO IFPB oferece cursos de educação superior e educação profissional técnica de nível médio. Ao todo são 29 cursos superiores e 55 técnicos( integrado, subsequente e PROEJA) divididos entre os 10 campi da Instituição.

No ensino superior, o IFPB disponibiliza cursos de Bacharelado, Licenciatura e de Tecnologia. O ingresso nos cursos superiores se dá através do Enem.

Os cursos de bacharelado oferecem uma formação mais ampla e habilita o egresso para o exercício profissional em uma determinada área. A duração aproximada de cada curso é de quatro anos.

Já os cursos de licenciatura habilitam o profissional a exercer a docência em determinada área do conhecimento na educação básica. A duração aproximada de cada curso é de três anos e meio a quatro anos.

E por fim, os cursos superiores de tecnologia, com duração aproximada de três anos, tem por objetivo formar profissionais voltados para o mercado de trabalho, aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades em determinado eixo tecnológico.

O ensino técnico no IFPB é desenvolvido de três formas: integrada, concomitante e subsequente ao ensino médio.

O curso técnico integrado é destinado a quem terminou o ensino fundamental e deseja obter uma capacitação técnica profissional junto ao ensino médio, em uma única instituição. A duração média do curso técnico integrado é de 04 anos.

A modalidade concomitante, oferecida no campus de Sousa, permite que o aluno curse o ensino médio em uma instituição distinta e complemente os estudos com o ensino técnico no IFPB em turno diferente.

Por último, a modalidade subsequente é destinada àqueles que já concluíram o ensino médio. Neste caso, o aluno cursará apenas as disciplinas referentes ao currículo profissional.

O instituto oferece ainda a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, através do PROEJA, que oferta cursos para quem terminou o ensino fundamental e possui idade mínima de 18 anos.

Cursos oferecidos pelo IFPB: