Noticia
Welcome Day recepciona estudantes estrangeiros
O Instituto Federal da Paraíba recepcionou nesta quarta-feira (12) um grupo de 17 estudantes da América Central, Ásia e África que vão participar de um curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
A proficiência é um dos pré-requisitos para que os jovens façam a graduação no IFPB e em outra instituição parceira do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O “Welcome Day” teve início numa solenidade no auditório da Reitoria com as presenças de diretores sistêmicos e Pró-Reitores, onde houve entrega de kits aos estudantes. O reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes, que está em visita ao IFPB também prestigiou o evento.
O reitor Nicácio Lopes deu as boas-vindas aos estudantes. “Estamos muito felizes em recepcionar estes jovens de países como Benim, Costa do Marfim e República do Congo, é um momento singular” disse. “Essa parceria vai fazer com que a gente cumpra a missão de internacionalização e contribuir para que estes estudantes possam ingressar na educação superior aqui no país” destacou a Pró-Reitoria de Ensino, Mary Roberta.
Em seguida os estudantes participaram de uma reunião de ambientação na sala da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), com as presenças da Leitora Francesa, docente formadora do PEC-G, Josephine Correia; diretor do Campus João Pessoa, Neilor César; coordenadores de cursos; diretora de Relações Interistitucionais da UFPB, Ana Berenice Martorelli e da coordenadora do PLEI, Oriana Fulaneti.
A responsável pelo escritório da Arinter, Mônica Maria Montenegro, explicou que o processo de receber alunos estrangeiros é uma oportunidade de dar visibilidade ao IFPB. “Internacionalizar significa reciprocidade, a gente espera que haja uma integração e um compartilhamento de socialização dos estudantes”.
As atividades do Welcome Day terão prosseguimento à tarde com uma visita dos estudantes ao Campus João Pessoa e ao Mercado Público de Jaguaribe. Nesta quinta-feira (13) os jovens participarão de uma roda de conversa sobre ações afirmativas e uma palestra sobre assistência estudantil.
O estudante Claudino Oliveira, de Timor-Leste, está pela primeira vez no Brasil e pretende cursar Direito. “Tudo é novo aqui para mim, espero aprender e melhorar meu conhecimento para poder botar em prática ao voltar para o meu país”. Manoel Angel Eyenga, de Guiné Equatorial, está confiante na proficiência em Português e faz planos para cursar Engenharia Elétrica.
Os estudantes farão o curso preparatório do Celpe-Bras no Campus João Pessoa. A prova organizada pelo MEC/INEP será aplicada no final do ano. Os aprovados serão habilitados no IFPB aos cursos de graduação de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica que oferecem 5 vagas. Outro grupo vai para a UFCG.
Confira outras fotos no álbum do facebook oficial.
DGCOM do IFPB