Destaque
Cidade de Areia celebra a leitura e a cultura na II FLAREIA
Areia é uma cidade do brejo paraibano, conhecida pelos engenhos, boa gastronomia, casarões tombados pelo patrimônio histórico, clima agradável e de uma paisagem que já lhe rendeu títulos como a “suiça brasileira” e a “petrópolis nordestina”. A cidade é terra natal do pintor Pedro Américo e tem na cultura outro ponto forte. A literatura e a juventude estão tendo a oportunidade de fortalecer experiências interativas e educativas na II Feira Literária promovida pelo Instituto Federal da Paraíba, que este ano tem como tema ” Entre versos e veredas do brejo paraibano”.
A abertura da FLAREIA foi na noite desta quarta-feira (08) no Teatro Minerva, o primeiro do estado da Paraíba. A solenidade reuniu intelectuais, gestores do IFPB e a comunidade local que foram recepcionadas com uma apresentação musical do grupo Seresteiras do Chá, formado por mulheres, que cantou músicas do cancioneiro popular.
A mesa de honra foi composta pela prefeita da cidade de Areia, Sílvia César Farias da Cunha Lima, Diretor de Ensino do Campus do IFPB-Areia, Joserlan Moreira que representou a Diretora Geral Cláudia Brandão, Secretário Adjunto de Cultura, Joseph Silva, Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB, Erivan Lopes, e pela estudante Larissa Dias.
Em seguida houve a apresentação da Filarmônica Abdon Felinto Milanez, fundada há mais de cem anos e idealizada pelo avô do pintor Pedro Américo. A filarmônica mantida pela prefeitura, é composta por 17 músicos concursados e 09 bolsistas da Escola de Música José Batista Baltazar. A platéia pôde apreciar um repertório eclético, com arranjos musicais indo do brega a MPB.
Já o grupo de tradições folclóricas “Moenda” apresentou no palco do Teatro Minerva danças que representam o resgate das tradições locais, com números de Coco de Roda, baião e maracatu, entre outros.
O diretor de ensino do Campus do IFPB em Areia, Joserlan Moreira disse que a cidade que traz na raiz grandes nomes da história, da literatura e da arte, tem a oportunidade de vivenciar tudo isso na II Feira Literária. ”Esse evento é de muita importância, temos que cada vez mais incentivar o gosto pela leitura principalmente entre os jovens” afirmou a prefeita Sílvia Farias.
A estudante do Campus Areia, Maria Clara, que faz o Curso Técnico de Administração, estava pela primeira vez na FLAREIA e elogiou a qualidade dos grupos que se apresentaram. “Esse incentivo a cultura é muito importante, principalmente em Areia que em cada esquina se encontra a riqueza de alguma história”.
O Secretário Adjunto de Cultura, Joseph Silva, aproveitou o evento para lançar a I Rota Literária da cidade de Areia, baseada num capítulo do livro A Bagaceira, de José Américo de Almeida, chamada de “O caminho de Soledade”.
Na manhã desta quinta-feira (09) as atividades da Feira Literária foram concentradas no campus do IFPB. Os estudantes participaram de uma oficina literária “Narrativas, Sabores e Memória” ministrada pelos professores Nadja Sales e João Guilherme. Participando pela primeira vez de uma oficina a estudante do curso de Gastronomia, Elizabeth da Silva, espera replicar as técnicas aprendidas no dia a dia e quem sabe num próprio negócio. Em seguida houve uma palestra sobre a representação do negro na literatura e na música brasileira ministrada pelos professores Virna Lúcia (IFPB) e Edvaldo Cavalcanti (UEPB).
A programação do II FLAREIA segue até o próximo sábado (11) com feira literária, lançamento de livros, recital de poesia, premiação de concurso literário e apresentações musicais.
Confira nesse link a programação da Feira Literária
Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM