Você está aqui: Página Inicial > Areia > Notícias > 2024 > 07 > Caminhos do Frio - Rota Cultural e GASTRONÔMICA

Caminhos do Frio - Rota Cultural e GASTRONÔMICA

Estabelecimentos de Areia promovem experiência gastronômica de ancestralidade no inverno (Cidade é a primeira a sediar Caminhos do Frio 2024)
por publicado: 06/07/2024 13h27 última modificação: 06/07/2024 13h27

As baixas temperaturas desembarcaram em Areia, no Brejo da Paraiba, e com o inverno vem a imersão em vivências gastronômicas ímpares.

Hoje o município reúne menus cuidadosamente criados sob o olhar acadêmico do curso de gastronomia do IFPB Campus Areia. O Instituto Federal tem ajudado a impulsionar o turismo gastronômico e auxiliando na abertura de novos negócios.
Desde a instalação do curso na cidade, em 2019, surgiram 11 cafés e restaurantes, já consolidados. E outros estabelecimentos passaram a contar com o trabalho de chefs locais formados pelo IFPB. Sessenta alunos  já se formaram no curso de gastronomia do campus e 128 concluíram o curso Técnico em Restaurante e Bar. Além disso, o Instituto realiza oficinas e eventos de capacitação com frequência, assim como aconteceu na última quarta-feira (03/07), em aula show durante a programação do evento.

Segundo Maria Cláudia Brandão, diretora do Campus do IFPB Areia, a gastronomia no município tem se destacado pela valorização de insumos regionais e pelo respeito à ancestralidade, mantendo vivas as tradições, temperos e o saber fazer das famílias. Os empreendimentos estão se qualificando, atualizando as técnicas de preparo e de apresentação dos pratos, fomentando a capacitação dos colaboradores, o que tem gerado a identidade areiense gastronômica."

Uma característica dos pratos de restaurantes de Areia é o uso de PANCS que são plantas alimentícias não convencionais. São conhecidas como plantas comestíveis e têm mudado a realidade de floriculturas locais. É que muitas cultivam flores que ornamentam e saborizam pratos da cidade.

A Chef Regiane Tavares de um famoso restaurante de Areia usa plantas comestíveis em seu menu. E um dos carros-chefe é a ora-pro-nóbis  (nome em latim que significa "rogai por nós"). " É por meio da gastronomia que consigo uma alquimia de iguarias e posso explorar sabores e sua riqueza nutricional, suas propriedades como alimento e também seus valores culturais que remetem à ancestralidade", defende a Chef Regiane.
"Rica em proteina, a espécie ora-pro-nóbis está em alta e o molho pesto feito dela pode ser degustado em Areia e incluso em pratos principais. Ainda criei o Crocante da Chef, feito em folha crocante de ora-pro-nóbis, envolta com creme de bacalhau ao toque de queijos. Uma entrada realmente  muito genuína, digna da alta gastronomia  e com raizes nordestinas muito fortes", apresentou Regiane.

A Chef Carla Santos que é responsável por um restaurantes também dos mais procurados em Areia, diz que procura inovar com as PANCS em saladas mais coloridas, deixando o prato mais atraente . E em pratos mais tradicionais como massas, risoto e até em foundes. "As flores comestíveis decoram e tornam o que chega à mesa mais exuberante", concluiu a Chef Carla.

O que é comercializado em eventos abertos e públicos, nas ruas, também faz parte dessa identidade areiense gastronômica, como os caldinhos para aquecer no inverno. O caldo de kenga é um prato muito consumido. É um caldo de galinha com macaxeira e couve e é preparado para dar força, sustância.

As releituras também são bem vindas. Um doce muito popular é a cartola que ganha nova roupagem em Areia. Ela surge em formato de uma sobremesa cremosa, para valorizar os queijos da região e a banana que é o segundo produto do município depois da cana. A sobremesa cartola cremosa é uma fondata de queijo manteiga, com o doce de banana caramelizado na cachaça, com especiarias e rapadura. Uma delícia para se lamber só de imaginar.

Também há inspiração de iguarias de outras regiões do país, como a taioba. Trata-se do resgate da planta que é nativa da Mata Atlântica e que tem muito na região de Areia e andava um pouco esquecida. Foi um alimento muito usado entre os povos originários.

A Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia-PB, Atura, concentra os melhores estabelecimentos em equipamentos turísticos e gastronômicos. O presidente da Atura, Professor Leonaldo Alves, acredita que Areia seja um município  com características  muito singulares.  " Nesta época  de inverno em que as temperaturas caem e a névoa recobre  vales e montanhas,  Areia  se reveste  de mais um charme: abrimos e integramos a Rota Cultural Caminhos do Frio. Evento que também é uma rota gastronômica e de experiências  únicas.  O trade turístico  de Areia  está preparado para bem receber, para propiciar a degustação de pratos autorais elaborados  pelos nossos chefs, com os produtos da nossa terra. Aqui também é possível viver uma experiência enogastronômica, com vinhos e cachaças da melhor qualidade."

Areia tem alguns títulos que a credenciam na Paraiba e no Brasil como um município turístico. É a capital da cachaça,concentrando 12 engenhos que integram a Associação de Produtores de Cachaça de Areia, é capital das flores, terra do pintor Pedro Américo, patrimônio histórico nacional.

De 01 a 07 de julho, a cidade é a primeira da Rota Cultural a sediar o Caminhos do Frio, com uma programação vasta com cursos , oficinas, artesanatos, visitas a floriculturas, aos prédios históricos, passeios a engenhos, lazer em balneário e zona rural e apresentações musicais na praça principal e no Teatro Minerva.

Os estabelecimentos associados Atura estão funcionando com oferta de hospedagem e de restaurantes, bares e cafés.

Os fins de semana de julho estão com quase a totalidade da ocupação . Os empreendedores do setor hoteleiro esperam que a boa fase se prolongue até o mês de agosto. Aos adeptos do frio, Areia é o destino.