Destaque
Campus Areia realiza solenidade de certificação de 103 estudantes
Com direito a decoração caprichada, beca, capelo e muita emoção, o Campus Avançado Areia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou solenidade de certificação de 103 estudantes na noite de terça-feira, (17). Durante a cerimônia, no auditório da Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida, receberam certificados os formandos dos Cursos Técnicos Subsequentes em Administração e Gastronomia, além de concluintes de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada).
Representando a reitora Mary Roberta no evento, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista (Josi), abriu oficialmente a solenidade bem como encerrou a cerimônia. A gestora destacou a importância da data, ressaltando que o IFPB, com aquele ato solene, estava inserindo no mercado de trabalho mais 103 novos profissionais capacitados e qualificados. Josi Batista lembrou que os estudantes saem do IFPB com o conhecimento adquirido de seus mestres, mas também deixam uma marca pessoal no Instituto.
Em seu discurso, a diretora-geral do Campus Areia, Maria Cláudia Brandão, externou a satisfação em ver o auditório lotado, a exemplo dos outros anos, e desejou que isso se perpetuasse. Ela afirmou que estava muito honrada em ver o Campus Areia realizar mais uma cerimônia de certificação de estudantes e com tudo a que eles têm direito: como beca, capela e coquetel. Claudia Brandão ainda ressaltou que o IFPB não forma apenas profissionais para o mercado, mas ajuda a formar pessoas para a vida.
Paraninfos das turmas dos cursos técnicos subsequentes, o professor Cícero Mauriberto Duarte, de Administração, e Nadja Sales, de Gastronomia, também se pronunciaram durante a cerimônia. Ambos falaram que se sentiam honrados em estar ali, como paraninfo e paraninfa, e lembraram aos estudantes que aquele ato solene representava o desfecho de um momento na vida dos estudantes, mas que muitos outros viriam. “Vocês estão prontos para realizar mais conquistas”, afirmou Cícero Mauriberto.
Certificação dos estudantes é vitória coletiva
O estudante Jean Félix Borges, orador do Curso Técnico em Administração, afirmou que o ato solene de certificação tem um significado muito importante, pois mostra que a educação produz afeto. “Na minha perspectiva, isso aqui representa esse momento afetivo, porque não significa apenas uma vitória individual, mas coletiva e de resistência”, disse. “Conheço de perto o esforço, a renúncia e a dedicação que nos trouxeram até aqui. Cada sala de aula, cada noite passada estudando depois de um dia inteiro de trabalho, cada prova nos trouxe até aqui. Então, este é um momento de vitória afetiva, de todos nós que iremos nos formar”, complementou em seu discurso.
A oradora do curso Técnico em Gastronomia foi a aluna Luzia Maurício de Lima. Ela citou que a gastronomia vai além do ato de cozinhar. “É uma forma de arte, uma linguagem universal, que conecta pessoas, cultura e histórias. Eu agradeço a Gastronomia por me permitir uma vivência transformadora e por me inspirar todos os dias”.
Formanda do curso de Gastronomia, a estudante Andreza Targino de Lima, foi uma das primeiras a receber o certificado. Ela comentou que a cerimônia representava um sentimento de satisfação. “É uma sensação de conquista e realização. Concluí um objetivo”. Ela também disse que se sente preparada para o mercado de trabalho. “O certificado gera mais confiança”, afirma.
Aluna tem vida transformada
A aluna Maria das Graças da Silva concluiu o Curso Técnico Subsequente em Administração. Para ela, o IFPB foi um ambiente de acolhimento e de mudança. “A passagem pelo IFPB foi uma transformação na minha vida. Eu me sentia perdida e sem rumo. E eu fui buscar conhecimento no IFPB. Foi então que, no curso técnico de Administração, eu me encontrei”, comenta. Mas antes mesmo de receber o certificado, ela já aproveitou o conhecimento adquirido no IFPB para empreender: abriu uma hosteria, e o negócio vem dando certo.
“No segundo semestre do curso, eu já sabia o que queria. Então eu comecei do zero, aluguei uma casa, mobiliei a casa e comecei a alugar por temporada”, explicou. “Então, hoje, graças ao IF, graças ao acolhimento que eu tive, de toda a coordenação, de todos os professores, eu estou empreendendo em Areia com a hosteria Bougainville”. O empreendimento conta com seis camas, três quartos e capacidade para novos hóspedes. Além disso, Maria das Graças também faz doces finos, molhos de pimenta e geleias para vender. Importante: Após entrar no curso, ela aprendeu a precificar os itens e passou a produzir mais.
Juramento e homenagem a professores - O ato solene de certificação contou com a presença de alunos, familiares e convidados dos formandos, além de servidores do Campus Areia. O estudante Luiz Grigório Bisneto fez o juramento em nome de todos os estudantes. Com destaque na plateia, estavam os professores homenageados pelas turmas: Cícero Mauriberto, Fabrício da Costa Dias, Gesimiel Rodrigues Santos, Gilvanete Dantas de Oliveira Pereira, Joserlan Nonato Moreira, Katia Daniella da Cruz Saraíva, Lizianne Priscila Marques Souto, Maria Gracilene Marques Pereira, Nilreide Rodrigues dos Santos e Yuri Rutchere Mineiro Duarte. Durante a cerimônia, a mesa de honra foi composta pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista (Josi), na ocasião representando a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; pela diretora-geral do Campus Areia, Cláudia Brandão; pelo diretor de Ensino do Campus Areia, Joserlan Nonato; pelo coordenador e paraninfo da turma do Curso Técnico em Administração, professor Cícero Mauriberto; pelo coordenador do Curso Técnico em Gastronomia, professor João Guilherme Carvalho; pela coordenadora dos Cursos FIC, professora Gilvanete Dantas; pela paraninfa do Curso Técnico em Gastronomia, professora Nadja Sales, e pelo presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA/PB), Marcos Kalebbe Costa.
Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB