Coronavírus
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como novo coronavírus. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – o mais alto nível de alerta da Organização.
No Brasil, em resposta à declaração da OMS, foi aprovada a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispôs sobre as medidas para enfrentamento do novo coronavírus. E em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia, referindo-se à distribuição geográfica da doença por vários países e regiões do mundo.
Desde 17 de março de 2020, o Instituto Federal da Paraíba suspendeu suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais em virtude da pandemia. Pouco se sabia sobre o novo coronavírus na época, mas os avanços científicos possibilitaram o desenvolvimento de protocolos e de imunizantes que têm possibilitado a diminuição no número de casos e de óbitos no mundo e no Brasil.
Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, e observando as normas sanitárias vigentes, o IFPB aprovou o retorno gradual e seguro de suas atividades acadêmicas e administrativas. No Campus Cabedelo, este retorno ocorreu a partir do dia 01 de novembro de 2021, e a partir do dia 30 de março de 2022, o campus iniciará a quinta e penúltima fase de seu plano de retomada gradual das atividades presenciais, a fase de consolidação do ensino híbrido.