Noticia
Prefeitura e CBTU entregam Passagem de Nível em frente ao Campus Cabedelo
A comunidade acadêmica do Campus Cabedelo do IFPB celebrou nesta quinta-feira (17), a entrega da Passagem de Nível sobre a linha férrea, ligando a Rua João Lélis de Luna Freire à Rua Santa Rita de Cássia: na prática, a entrega da obra significa a realização de histórica demanda referente ao acesso externo à unidade de Jardim Camboinha.
A obra, reivindicada pela gestão local do Campus Cabedelo, foi executada pela Prefeitura de Cabedelo em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), tendo sido acompanhada de perto pela equipe de reportagem da TV Cabo Branco desde meados de 2015, através do Calendário JPB.
A entrega da Passagem de Nível representa a realização de melhoria significativa do acesso ao IFPB de veículos e pedestres. A liberação do tráfego no local ocorreu após entendimento com a CBTU, que garantiu a coexistência da nova Passagem de Nível com a antiga, localizada na Rua Márcia Travassos, atendendo reivindicação da comunidade local do Jardim Jericó, apoiada tanto pela Prefeitura de Cabedelo como pela gestão do IFPB Campus Cabedelo.
A CBTU realizou, ainda, ação educativa com relação aos cuidados necessários frente ao novo equipamento. A nova passagem de nível foi devidamente sinalizada pela Companha e pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB).
O Prefeito Vitor Hugo participou da entrega da Passagem de Nível, anunciando na ocasião o calçamento das ruas Santa Rita de Cássia e Márcia Travassos. Além disso, a Prefeitura de Cabedelo solicitou à CBTU levantamento orçamentário para a realização, com recursos próprios, de estação ferroviária em frente ao Campus Cabedelo, garantindo outra via de acesso à unidade.
O Diretor Lício comemorou a realização da melhoria no acesso, que possibilitará novos avanços em benefício de todos: em parceria com a Prefeitura, o Campus Cabedelo retomou o diálogo com a empresa Reunidas, a fim de garantir a passagem de transporte coletivo urbano junto à unidade de Jardim Camboinha, com a instalação de parada de ônibus com abrigo na calçada do campus próxima à guarita.
Após as filmagens realizadas pela TV Cabo Branco, houve uma confraternização com café da manhã para a comunidade, servido no Bloco Administrativo.