Destaque
Discentes do Campus Cabedelo são finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil
A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.
Atualmente em sua 10ª edição, a ONHB consiste em uma competição onde seis fases são realizadas online, com questões e tarefas diversas; e uma fase final presencial, com uma prova dissertativa, realizada na Universidade Estadual de Campinas, no Estado de São Paulo.
A ONHB mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.
A 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil atingiu recorde de inscritos e iniciou a primeira fase com 14.384 equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros.
Os estados da Região Nordeste concentram o maior número de alunos e professores que participarão da etapa final. Na Paraíba, teremos dez equipes finalistas, onde sete são formadas por estudantes e professores do IFPB, sendo seis do Campus Campina Grande e uma do Campus Cabedelo.
O Campus Cabedelo participou da Olimpíada com a inscrição de vinte e quatro discentes, divididos em seis equipes, onde duas estiveram sob orientação do docente Lício Romero, duas sob orientação da docente Maria Cláudia Cavalcante e duas sob orientação do docente Dimas Brasileiro Veras.
A equipe que representará o Campus Cabedelo na final da ONHB é a Cárites, composta pelas discentes do 2° ano do Curso Técnico Integrado em Multimídia, Laís Ribeiro, Mariana Abreu e Thayná Neves, sob orientação do docente Lício Romero, que foi classificada após a elaboração de um jornal com um discurso sobre a Reforma da Previdência.
A convocação dos finalistas ocorreu na tarde desta quinta-feira (28), e a grande final será realizada entre os dias 18 e 19 de agosto na Unicamp, em Campinas-SP.
Texto: Renato Arcúrio Milagre – Coordenador de Comunicação Social do IFPB – Campus Cabedelo
Fotografia: Hugo Guilherme Pereira da Silva – Docente do Curso de Design Gráfico – Campus Cabedelo