Destaque
Ano Letivo 2020 tem início com ações de planejamento pedagógico e acolhimento
Buscando as melhores condições de desenvolvimento das atividades acadêmicas, a equipe gestora do Campos Cabedelo coordenou a realização de importantes atividades de planejamento pedagógico e de recepção de novos integrantes da comunidade acadêmica, iniciando o Ano Letivo 2020 com foco no estudante e na qualidade de suas ações, dentro e fora de sala de aula.
Preparamos uma matéria com as principais ações desenvolvidas mês passado, que demonstram, em seu conjunto, o compromisso educacional do Campus Cabedelo e de toda a sua equipe.
Semana Pedagógica 2020 do Campus Cabedelo promove reflexões sobre a prática docente
A Semana Pedagógica, realizada entre os dias 03 e 07 de fevereiro, teve como norte o tema “Aperfeiçoando saberes necessários à prática docente”, e focou no planejamento pedagógico dos cursos técnicos integrados, subsequentes e superiores, envolvendo a equipe multidisciplinar e, principalmente, o corpo docente da unidade de Jardim Camboinha.
A abertura da Semana Pedagógica contou com as boas vindas da Diretora de Ensino, Turla Alquete, da coordenadora da COPAE, Kelly Samara, da pedagoga Claudiene Hermida, e do Diretor Geral, Lício Romero. Em sua fala, a diretora Turla frisou os excelentes resultados alcançados por diversos estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus Cabedelo na chamada regular do Sisu 2020.1, enfatizando a importância do comprometimento pessoal e do trabalho em equipe para a consolidação dos processos desenvolvidos na área do ensino. Já o diretor Lício ressaltou os bons resultados advindos da execução orçamentária 2019, parabenizando as coordenações administrativas e a Direção de Administração pela dedicação e pelo bom trabalho. Entre as conquistas, o diretor citou a remodelada Sala dos Professores.
Entre as discussões promovidas, tivemos a contribuição do professor Dr. Fernando Andrade, do Centro de Educação da UFPB, que tratou da negociação de conflitos em sala de aula e na instituição, em uma fala repleta de diálogo com os presentes. O coordenandor do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais), Otniel Amorim, traçou o perfil dos novos estudantes do Campus Cabedelo com necessidades específicas, dialogando com o professor Gladys Veiga, do Campus Campina Grande do IFPB, que trouxe a experiência do Grupo de Trabalho Ilimitados, que trabalha com a produção de materiais didáticos para alunos com deficiência, a partir do tema “práticas educativas: inclusão e avaliação”.
A equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura também se fez presente no planejamento pedagógico do Campus Cabedelo, apresentando as ações em extensão da instituição, e levantando elementos para reflexão sobre a curricularização da extensão no âmbito do IFPB. Estiveram presentes a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Cleidenedia Morais, e o Diretor de Cultura da PROEXC, George Glauber Severo.
A temática da saúde mental esteve presente na Semana Pedagógica 2020: a discussão sobre o tema vem sendo desenvolvida de forma sistêmica, no âmbito do IFPB, pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que tem promovido ações através do Grupo de Trabalho em Saúde Mental. Para tratar do assunto, o Campus Cabedelo convidou o professor Me. Aluízio Lopes, do UNIPÊ, através da palestra intitulada “Livrar-se da dor e não da vida: como ajudar pessoa em vulnerabilidade existencial”. Encerrando as participações na Semana Pedagógica 2020, a pedagoga Rivânia Silva, Diretora de Articulação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do IFPB, tratou das implicações pedagógicas e práticas das Diretrizes Indutoras para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFPB. Tais diretrizes indutoras, apresentadas pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do CONIF e amplamente discutidas, nacionalmente, em seminários nacionais, e localmente, em audiências públicas nos campi do IFPB, foram aprovadas pelo Conselho Superior da Instituição através da Resolução nº 59, de 01 de outubro de 2019.
Confira a programação completa da Semana Pedagógica 2020 clicando aqui.
Estudantes novatos e veteranos são recepcionados durante a Semana de Acolhimento
A semana de 10 a 14 de fevereiro, primeira semana de aulas do Semestre Letivo 2020.1, foi marcada por várias ações pensadas como forma de recepção e acolhimento de cerca de 320 novos estudantes, entre os diversos cursos ofertados pelo Campus Cabedelo. Idealizada pela Direção de Desenvolvimento do Ensino e pela Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante, a Semana de Acolhimento envolveu diversas coordenações e setores, que explicaram aos novos discentes do Campus Cabedelo seus direitos e obrigações, além das características de uma instituição pública promotora da Educação Profissional, Científica e Tecnológica como o IFPB.
Cada turma ingressante dos cursos técnicos (Panificação, Multimídia, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros) e superiores (Design Gráfico e Ciências Biológicas) teve seu primeiro contato com os coordenadores de seu respectivo curso, com a Direção Geral e com a Direção de Ensino, tratando do IFPB, do Campus Cabedelo, e de seus respectivos cursos: perfil do egresso, oportunidades de atuação, estrutura do curso, entre outras questões. Somando-se a isso, os novos estudantes dos cursos técnicos integrados foram presenteados com apresentações culturais com dança e músicas promovidas por colegas estudantes veteranos.
Além disso, outros coordenadores e profissionais tiveram momentos específicos com os estudantes novatos: o Coordenador de Pesquisa e Extensão, Evandro Cordeiro, apresentou um panorama geral das atividades e das possibilidades de atuação em projetos de pesquisa e de extensão; a pedagoga Claudiene Hermida e a psicóloga Magda Carvalho realizaram intervenções em sala de aula, tratando dos regulamentos didáticos e disciplinares de cada unidade e das contribuições da psicologia no espaço educacional, respectivamente; o NAPNE, através dos intérpretes, Bruno Câmara e Otniel Amorim, realizou oficinas relacionadas à temática da inclusão, e a médica do campus, Sarah Vinagre, tratou de questões referentes à saúde e ao cuidado com os colegas no ambiente escolar. Os estudantes também realizaram seu primeiro acesso no Sistema SUAP Edu, sob a orientação da Direção de Ensino.
A novidade desta edição da Semana de Acolhimento foi que os estudantes veteranos dos cursos técnicos integrados também tiveram momentos de escuta e diálogo com a Coordenação de Formação Geral, alinhando ideias e perspectivas para o ano letivo. A professora Paula Cairo esteve à frente da atividade.
Confira as programações da Semana de Acolhimento, de acordo com os cursos e modalidades, abaixo:
Programação Semana de Acolhimento - Cursos Técnicos Integrados
Programação Semana de Acolhimento - Curso Técnico Subsequente em Química
Programação Semana de Acolhimento - Cursos Superiores
Reunião de Pais e Responsáveis promove a aproximação entre família e escola
A última atividade da Semana de Acolhimento envolveu não os novos estudantes do Campus Cabedelo, mas os pais e responsáveis dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A reunião realizada no sábado (15/02), no auditório do campus, contou com uma participação massiva, lotando o Auditório Prof.ª Edinilza Barbosa dos Santos.
Durante a reunião, os pais e responsáveis foram apresentados à equipe gestora do Campus Cabedelo, ao corpo docente que ministra aulas nos cursos técnicos integrados e à instituição de forma geral, além de participarem de palestra promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e pela SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) da Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da observadora Abimadabe Vieira, sobre educação no trânsito. Também se deleitaram com uma belíssima apresentação musical realizada pelos estudantes Jonathas Guilherme, Isabelly Sandra e Marlon Emmanuel, do 3º Ano do Curso Técnico em Multimídia, os quais encantaram os presentes com músicas da Nova MPB em voz e violão.
A primeira Reunião com Pais e Responsáveis de 2020 terminou com um lanche coletivo, e com o sentimento de dever cumprido, no sentido da aproximação entre família e instituição para a promoção da formação integral dos discentes.