Noticia
IFPB realiza Aula Inaugural dos cursos do Projeto Qualifica Mulher
Nesta segunda-feira, dia 18 de abril, o Campus Cabedelo recebeu 80 novas estudantes, matriculadas nos cursos de qualificação profissional (FIC) de Padeira e de Operadora de Beneficiamento de Pescado, ambos ofertados através do Projeto Qualifica Mulher.
A aula inaugural ocorreu no Auditório prof.ª Edinilza Barbosa dos Santos, e contou com a presença das novas alunas do campus, de professores dos dois cursos FIC, da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Cabedelo, Priscilla Rezende; da Diretora de Extensão Popular e Rural da PROEXC, Josi Melo; da Coordenadora do Projeto Qualifica Mulher no IFPB, Laura Reis; da Diretora de Ensino do Campus Cabedelo, Turla Alquete; e do Diretor Geral do campus, Lício Romero.
Após a solenidade, teve início a Aula Inaugural intitulada “Empreender é pra mim?”, proferida por Renata Câmara Avelino, Analista de Educação Empreendedora do SEBRAE. A solenidade de abertura contou ainda com a belíssima leitura de cordel elaborado pela estudante egressa do Curso de Ciências Biológicas, Cíntia Moreira, oportunamente denominado “Qualifica Mulher”, elaborado para a ocasião e distribuído para todas as presentes.
A equipe do Projeto Qualifica Mulher no Campus Cabedelo é composta pela professora Lucyana Sobral de Souza, supervisora de ambos os cursos; pela servidora Anne Mércia de Souza Silva Stuckert, apoio administrativo; e pelo estudante Vinícius Damião Freire da Silva, monitor dos cursos.
As aulas iniciam esta semana, e os cursos terão duração de 04 meses, ambos com carga horária de 160 horas cada. Os cursos tiveram como público alvo mulheres pescadoras e marisqueiras residentes nas comunidades do Renascer e de Ribeira, mas quaisquer mulheres com idade mínima de 18 anos puderam se inscrever.
Os cursos do Projeto Qualifica Mulher são ofertados pelos campi do IFPB a partir de parceria do Instituto Federal da Paraíba, através de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.