Noticia
Nova estação ferroviária começa a funcionar em frente ao IFPB Campus Cabedelo
A partir desta segunda-feira, 5 de dezembro, o IFPB Campus Cabedelo passa a contar com uma nova estação ferroviária, que começa a funcionar em frente à sede do Campus Cabedelo. A nova estação da CBTU foi construída dentro dos padrões internacionais de acessibilidade, dispondo de portas automáticas, desembarque à nível, bicicletário e passeio para pedestres.
“A concretização dessa obra é uma demanda e uma conquista histórica da comunidade acadêmica e dos moradores do bairro”, afirmou o professor Lício Romero, ex-Diretor-Geral do IFPB Campus Cabedelo.
De acordo com o professor Lício Romero, “quando nós chegamos em outubro de 2013 o acesso ao Campus Cabedelo era muito precário, era estrada de barro e não existia a passagem de nível sobre a linha férrea". Para ele, isso gerava muita dificuldade para quem vinha através de transporte público e tinha de descer na BR-230 e ir caminhando todo o percurso até as dependências do Campus. “Essa demanda de melhoria do acesso apareceu desde que nos instalamos aqui”, lembra o professor.
Já a demanda de uma parada para os trens ficou mais evidente a partir de 2014. A partir daí, houve um amplo diálogo com a comunidade. “O Programa Reitoria Itinerante foi um momento muito significativo para reivindicarmos a construção de uma parada para atender a comunidade”, comentou o professor.
“A partir daí, nós começamos um processo de diálogo com os órgãos públicos, Governo do Estado, CBTU e Prefeitura de Cabedelo”, informou o professor Lício. Esse diálogo iniciou uma parceria que resultou em várias ações de educação, como a preservação dos veículos da CBTU, de cuidados na travessia, da construção da passagem de nível e os estudos para a execução da estação ferroviária.
“Um sonho que felizmente agora se concretiza, uma estação muito moderna, que vai facilitar o transporte dos nossos estudantes e vai beneficiar todo o bairro”, comemora o professor, que informou que já há conversas com a CBTU para ampliação dos horários de funcionamento da estação Jardim Camboinha no futuro de forma a beneficiar também o turno noturno, favorecendo a oferta de mais cursos à noite no IFPB Campus Cabedelo. “Esses são os próximos desafios que certamente vão se concretizar em breve”, concluiu o Professor Lício Romero.
Para a Diretora-Geral do Campus Cabedelo, professora Turla Alquete, a nova estação de trem Jardim Camboinha demonstra que, o diálogo democrático promovido pelo IFPB entre a comunidade e as entidades públicas e privadas, tem atendido às necessidades de ambas as partes, trazendo frutos tão preciosos quanto este. “Esperamos continuar promovendo esse diálogo e alcançando os desafios que o futuro nos impõe”, finalizou a Diretora-Geral.