Noticia
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros tem novos integrantes
Reuniram-se nesta quarta-feira (14/06), os novos integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPB Campus Cabedelo (NEABI), escolhidos entre aqueles que manifestaram interesse em participar do Núcleo, a partir da Consulta Pública, objeto do Edital Nº 40/2023, para um mandato de dois anos.
O NEABI foi criado por portaria de abril/2021 e objetiva estimular e promover ações pedagógicas voltadas às temáticas da história, da cultura e das identidades relativas às relações étnico-raciais.
Na ocasião, o professor Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes, ex-coordenador, fez um histórico da atuação do NEABI até o momento e desejou boa sorte na condução das novas ações. Escolhido para ser o novo Coordenador do NEABI, o professor Manoel Pereira de Macedo Neto fez uma exposição de suas expectativas da atuação do Núcleo para o próximo mandato.
De acordo com a Diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Ana Lígia Chaves Silva, o fortalecimento do Núcleo com a participação de servidores, discentes e comunidade externa, possibilitará um avanço no sentido de produção de pesquisas, atividades de extensão, interligados ao ensino e voltados para a temática que o NEABI aborda, que é de fundamental importância para o Campus Cabedelo e para as ações de reconhecimento das comunidades indígenas e afro-brasileiras em parceria com a sociedade.
Estavam também presentes ao evento, a Diretora-Geral do IFPB Campus Cabedelo, professora Turla Alquete; e os novos membros Adriana Charpe Pimenta dos Santos e Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli, representantes dos servidores; Ana Margarida Andrade dos Santos, Vinícius Sawatê Ferreira Soares, Vanessa Souza de Mariz, Vinícius Damião Freire da Silva, Vênus Ribeiro dos Santos e Hyann Hernande Sabino Barbosa, representantes dos estudantes.