Noticia
“Laboratoriando” desperta interesse pela ciência em alunos de escolas públicas
Durante o ano de 2023, o Projeto de Extensão “Laboratoriando: fazendo ciências no IFPB Cabedelo” recebeu a visitação de alunos das escolas públicas de Cabedelo e região para a realização de atividades práticas laboratoriais em Ciências e Biologia.
De acordo com o Coordenador do Projeto, professor Thiago Ruffo, o objetivo é aproximar ainda mais o IFPB das comunidades escolares do município de Cabedelo e região, promover aulas práticas de Ciências e Biologia, não realizadas durante o período da pandemia de Covid-19, e contribuir com a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
O projeto foi aprovado no Edital nº 03/2023 - Projeto Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEXC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFPB. Além da coordenação do professor Thiago Ruffo, o Projeto tem em sua equipe outros quatro professores, um técnico de laboratório, 18 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três discentes do curso Técnico em Meio Ambiente e uma discente do curso Técnico em Química. O projeto oferta práticas nos laboratórios de Microscopia, Zoologia, Física, Química, Botânica e Ciências e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo (Seduc).
O professor Ruffo informou que, desde o início, 926 alunos de 20 diferentes escolas já participaram das atividades práticas laboratoriais no IFPB Campus Cabedelo. Todas as escolas que ofertam o ensino fundamental de Cabedelo – anos finais - já fizeram visitas aos laboratórios do IFPB (algumas revisitaram o Campus com outras turmas). Os alunos da rede municipal vêm ao IFPB em ônibus cedidos pela Prefeitura de Cabedelo e acompanhados de professores e/ou servidores da escola, que participam das atividades práticas laboratoriais junto aos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas. Escolas do ensino médio de Cabedelo e de ensino fundamental e médio de João Pessoa e Santa Rita, também já participaram do projeto “Laboratoriando: Fazendo Ciências no IFPB Cabedelo”. As turmas de diferentes cursos do IFPB Cabedelo também tiveram seus momentos de vivência com o projeto.
Para Danila de Araújo Barbosa, Coordenadora da Área de Ciências do município de Cabedelo, o Projeto “Laboratoriando” proporciona aos estudantes da rede municipal a oportunidade de interagir diretamente com os laboratórios de uma renomada Instituição Federal de Ensino. Ela afirma ainda que essas experiências práticas despertam a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência, ao mesmo tempo em que facilitam a compreensão dos conceitos teóricos ministrados em sala de aula. “Essa parceria enriquecedora pode oportunizar aos alunos de Cabedelo uma futura vida acadêmica de sucesso”, afirmou a Coordenadora.
Egressa do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Gabriela Alves, que foi bolsista do Projeto, ressaltou que a vivência no “Laboratoriando” possibilita entender a importância do planejamento para proporcionar uma experiência única aos alunos que são recebidos, visto que para muitos, aquele é o primeiro contato com um laboratório. A bolsista afirma ainda que se “sentia insegura quanto à prática docente mesmo estando no fim do curso, pois quase toda a experiência havia sido de maneira remota devido à pandemia.” Gabriela finaliza dizendo que a vivência no Projeto trouxe segurança, pois ao passo que proporcionava práticas, enquanto pesquisadora/extensionista, para os alunos visitantes, também vivenciava o mesmo enquanto aluna ao lado deles.
O professor Thiago Ruffo ressalta a importância do projeto ao aproximar ainda mais as comunidades escolares com o IFPB Campus Cabedelo, além de possibilitar a realização de práticas laboratoriais para um público que não teve condições de ter tais aulas, em virtude do ensino remoto. O professor aponta ainda que tais vivências podem despertar o interesse pela ciência e contribuir com a aprendizagem dos discentes da rede pública de Cabedelo e região adjacente. Por fim, reforça que o projeto “Laboratoriando: Fazendo Ciências no IFPB Cabedelo” pode contribuir com a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e com a divulgação dos cursos oferecidos pelo IFPB.
O projeto “Laboratoriando” deve continuar em 2024. Em reunião realizada no dia 05/12 na Secretaria de Educação de Cabedelo, foi feito um balanço das ações realizadas este ano e iniciado o planejamento para o próximo ano. Participaram da reunião, o professor Thiago Ruffo (Coordenador do Projeto), Julia Ingrid (discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e participante do projeto), Mônica Cabral e Patrícia Ferreira (Coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental do Município de Cabedelo), Danila Barbosa (Coordenadora da Área de Ciências de Cabedelo) e Vanessa Leite (Departamento Jurídico da Seduc).
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o Instagram @laboratoriandoifpb ou enviar um e-mail para laboratoriando@ifpb.edu.br