Noticia
Estudante do IFPB Campus Cabedelo apresenta pesquisa em Brasília (DF)
A estudante Nelsinely Ficher Ferreira, aluna do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo, apresentou sua pesquisa PIBIC/ICMBio na modalidade de pôster, intitulada "Análise dos padrões de atropelamento de fauna silvestre na ferrovia que intercepta a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, PB" no XV Seminário de Pesquisa e XVI Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, que ocorreram na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília/DF e 08 a 10/10/2024.
Com o tema “Biomas brasileiros: os desafios da conservação frente às mudanças climáticas”, o evento contou com palestras e mesas redondas, além de debates sobre temas prioritários para o desenvolvimento das estratégias de conservação do ICMBio. Também teve como objetivo a apresentação de pesquisas desenvolvidas por servidores, alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) e por pesquisadores de outras instituições que têm contribuído para a gestão de unidades de conservação, para a conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico ou do conhecimento tradicional no país.
A pesquisa da estudante foi desenvolvida sob orientação do analista ambiental Fabiano Gumier (CEMAVE), coorientação do analista ambiental Gerson Buss (CPB) e colaboração da professora Maiara Melo, docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo. O trabalho aborda o impacto da ferrovia na fauna silvestre da Flona Cabedelo e a efetividade das pontes de dossel como medidas mitigadoras para esse problema.
Para a professora Maiara Melo, as parcerias com o ICMBio e IBAMA têm contribuído significativamente para a formação dos nossos estudantes e aberto um leque de experiências que incluem desde a atuação profissional à participação em eventos. As oportunidades de atuarem com outros pesquisadores colaboram para uma formação profissional mais ampla em diversas áreas, a exemplo das pesquisas em biologia da conservação.
A aluna Nelsinely participou de diversos projetos com o ICMbio de forma voluntária até ter a oportunidade do PIBIC–ICMBio com a investigação do potencial das passagens de fauna para mitigar os atropelamentos na linha férrea que corta a Unidade de conservação, colocando em prática conteúdos já estudados no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFPB.
Para a discente, a participação no evento foi uma excelente oportunidade de socialização com os demais estudantes de todas as regiões do país, nas mais diversas áreas de pesquisa. E destaca que o apoio do ICMBio a todos os participantes do PIBIC foi essencial para o desenvolvimento e conclusão dos trabalhos, bem como a presença no evento de encerramento do ciclo 2023/24.