Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2024 > 10 > Estudante do IFPB Campus Cabedelo apresenta pesquisa em Brasília (DF)

Estudante do IFPB Campus Cabedelo apresenta pesquisa em Brasília (DF)

Aluna do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas, Nelsinely Ficher Ferreira participou de Seminário do ICMBio
por Gustavo Rodrigues publicado: 16/10/2024 11h35 última modificação: 17/10/2024 12h36

A estudante Nelsinely Ficher Ferreira, aluna do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo, apresentou sua pesquisa PIBIC/ICMBio na modalidade de pôster, intitulada "Análise dos padrões de atropelamento de fauna silvestre na ferrovia que intercepta a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, PB" no XV Seminário de Pesquisa e XVI Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, que ocorreram na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília/DF e 08 a 10/10/2024.

Pesquisa_02.jpgCom o tema “Biomas brasileiros: os desafios da conservação frente às mudanças climáticas”, o evento contou com palestras e mesas redondas, além de debates sobre temas prioritários para o desenvolvimento das estratégias de conservação do ICMBio. Também teve como objetivo a apresentação de pesquisas desenvolvidas por servidores, alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) e por pesquisadores de outras instituições que têm contribuído para a gestão de unidades de conservação, para a conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico ou do conhecimento tradicional no país.

A pesquisa da estudante foi desenvolvida sob orientação do analista ambiental Fabiano Gumier (CEMAVE), coorientação do analista ambiental Gerson Buss (CPB) e colaboração da professora Maiara Melo, docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo. O trabalho aborda o impacto da ferrovia na fauna silvestre da Flona Cabedelo e a efetividade das pontes de dossel como medidas mitigadoras para esse problema.

Pesquisa_03.jpgPara a professora Maiara Melo, as parcerias com o ICMBio e IBAMA têm contribuído significativamente para a formação dos nossos estudantes e aberto um leque de experiências que incluem desde a atuação profissional à participação em eventos. As oportunidades de atuarem com outros pesquisadores colaboram para uma formação profissional mais ampla em diversas áreas, a exemplo das pesquisas em biologia da conservação.

A aluna Nelsinely participou de diversos projetos com o ICMbio de forma voluntária até ter a oportunidade do PIBIC–ICMBio com a investigação do potencial das passagens de fauna para mitigar os atropelamentos na linha férrea que corta a Unidade de conservação, colocando em prática conteúdos já estudados no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFPB.

Para a discente, a participação no evento foi uma excelente oportunidade de socialização com os demais estudantes de todas as regiões do país, nas mais diversas áreas de pesquisa. E destaca que o apoio do ICMBio a todos os participantes do PIBIC foi essencial para o desenvolvimento e conclusão dos trabalhos, bem como a presença no evento de encerramento do ciclo 2023/24.

ICMBio_01.jpg