Destaque
Reitoria Itinerante do IFPB ouve comunidade do Campus Avançado Cabedelo Centro
A Reitoria Itinerante do IFPB, presidida pela reitora Mary Roberta, promoveu uma série de reuniões com a comunidade do Campus Cabedelo Centro no dia 13 agosto, no Teatro Santa Catarina. Às 8h30, a equipe de dirigentes se encontrou com os estudantes, e às 14h, a reunião foi com os servidores. Em seguida foram realizadas avaliações com a gestão do campus e uma reunião sobre planejamento estratégico.
A reunião com os estudantes abordou temas como assistência estudantil, infraestrutura, ensino e humanização dos espaços. Sobre a assistência estudantil, foram levantadas questões relacionadas ao auxílio para óculos, à ausência de editais de monitoria e intercâmbio, e à necessidade de computadores para que os estudantes no contraturno possam acessar a internet para estudar.
Em resposta, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivania de Sousa Silva, explicou que, em relação à cessão de óculos, existem duas formas de os estudantes serem contemplados: a primeira é por meio de uma licitação realizada pelo Campus para a aquisição dos óculos, e a segunda é por meio da publicação de um edital que disponibilize o auxílio financeiro diretamente ao estudante. Quanto ao intercâmbio e à monitoria, ela reconheceu a importância dessas ações para a formação dos estudantes, mas ressaltou que a falta de recursos tem dificultado a sua realização. Ela enfatizou a importância do preenchimento correto do questionário socioeconômico, pois é através dele que o Governo identifica as vulnerabilidades e pode reforçar o orçamento.
Sobre infraestrutura, ensino e humanização dos espaços, a reitora Mary Roberta informou que já estão em andamento ações para atender a essas demandas. Entre elas, estão o diálogo com a bancada federal em busca de recursos por meio de emendas parlamentares, o remanejamento de recursos entre os campi, e há boas perspectivas para o aumento do orçamento.
Durante a abertura da reunião com os servidores, a reitora Mary Roberta elogiou o comportamento dos estudantes, destacando a forma inteligente e respeitosa com que se dirigiram a ela. Ela também elogiou o bom desempenho do campus, que constantemente apresenta resultados positivos em processos seletivos, extensão e projetos desenvolvidos com instituições parceiras, como o Preamar.
Mary Roberta informou que, conforme a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o campus está qualificado para a tipologia 40/26 (40 docentes e 26 técnico-administrativos). Assim, após a assinatura da portaria pela Setec, o Campus Avançado de Cabedelo Centro passará a se chamar Campus Cabedelo Centro.
Entre os temas discutidos com os servidores estavam o fortalecimento do Ensino Profissional Marítimo (EPM), a realização de processos seletivos para essa área, a implementação de ações efetivas para a educação das relações étnico-raciais no IFPB (ERER), gestão de pessoas (recomposição do quadro de servidores), aquisição de itens portáteis para laboratórios e melhorias na infraestrutura, incluindo a reforma da sala 18.
Sobre a seleção de alunos para o Ensino Profissional Marítimo, Mary Roberta informou que o IFPB adota um modelo de seleção baseado na análise de currículo escolar, que é referência para a Rede Federal e poderá ser utilizado na seleção de novos alunos. Este tema será discutido pelo Conselho Superior do IFPB.
Quanto à educação das relações étnico-raciais, foi sugerida a inclusão de disciplinas específicas nas Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), como já ocorre em outras instituições. O pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar, informou que todos os cursos passarão por reformulação dos PPCs, com a inclusão dessas disciplinas.
O diretor-geral do Campus Avançado de Cabedelo, Jailson Oliveira da Silva, considerou a visita da Reitoria Itinerante um motivo de orgulho. Ele destacou que as demandas da comunidade foram ouvidas pela Reitora e pelos demais gestores, e acredita que as discussões contribuíram significativamente para alcançar os objetivos do campus e beneficiar os alunos.
O assessor Especial da Reitoria, Adriano Melo, também avaliou a Reitoria Itinerante como muito produtiva, pois proporcionou um diagnóstico mais amplo das demandas do campus e evidenciou o comprometimento da gestão local.
Texto - Iris Souto Maior – jornalista do IFPB
Fotos - Adriano Melo - assessor Especial da Reitoria