Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2024 > 08 > Reitoria Itinerante do IFPB ouve comunidade do Campus Avançado Cabedelo Centro

Destaque

Reitoria Itinerante do IFPB ouve comunidade do Campus Avançado Cabedelo Centro

As reuniões aconteceram no Teatro Santa Catarina em Cabedelo e teve ampla participação da comunidade
por publicado: 14/08/2024 15h18 última modificação: 16/08/2024 10h20

A Reitoria Itinerante do IFPB, presidida pela reitora Mary Roberta, promoveu uma série de reuniões com a comunidade do Campus Cabedelo Centro no dia 13 agosto, no Teatro Santa Catarina. Às 8h30, a equipe de dirigentes se encontrou com os estudantes, e às 14h, a reunião foi com os servidores. Em seguida foram realizadas avaliações com a gestão do campus e uma reunião sobre planejamento estratégico.

A reunião com os estudantes abordou temas como assistência estudantil, infraestrutura, ensino e humanização dos espaços. Sobre a assistência estudantil, foram levantadas questões relacionadas ao auxílio para óculos, à ausência de editais de monitoria e intercâmbio, e à necessidade de computadores para que os estudantes no contraturno possam acessar a internet para estudar.

Em resposta, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivania de Sousa Silva, explicou que, em relação à cessão de óculos, existem duas formas de os estudantes serem contemplados: a primeira é por meio de uma licitação realizada pelo Campus para a aquisição dos óculos, e a segunda é por meio da publicação de um edital que disponibilize o auxílio financeiro diretamente ao estudante. Quanto ao intercâmbio e à monitoria, ela reconheceu a importância dessas ações para a formação dos estudantes, mas ressaltou que a falta de recursos tem dificultado a sua realização. Ela enfatizou a importância do preenchimento correto do questionário socioeconômico, pois é através dele que o Governo identifica as vulnerabilidades e pode reforçar o orçamento.

Sobre infraestrutura, ensino e humanização dos espaços, a reitora Mary Roberta informou que já estão em andamento ações para atender a essas demandas. Entre elas, estão o diálogo com a bancada federal em busca de recursos por meio de emendas parlamentares, o remanejamento de recursos entre os campi, e há boas perspectivas para o aumento do orçamento.

Durante a abertura da reunião com os servidores, a reitora Mary Roberta elogiou o comportamento dos estudantes, destacando a forma inteligente e respeitosa com que se dirigiram a ela. Ela também elogiou o bom desempenho do campus, que constantemente apresenta resultados positivos em processos seletivos, extensão e projetos desenvolvidos com instituições parceiras, como o Preamar.

Mary Roberta informou que, conforme a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o campus está qualificado para a tipologia 40/26 (40 docentes e 26 técnico-administrativos). Assim, após a assinatura da portaria pela Setec, o Campus Avançado de Cabedelo Centro passará a se chamar Campus Cabedelo Centro.

Entre os temas discutidos com os servidores estavam o fortalecimento do Ensino Profissional Marítimo (EPM), a realização de processos seletivos para essa área, a implementação de ações efetivas para a educação das relações étnico-raciais no IFPB (ERER), gestão de pessoas (recomposição do quadro de servidores), aquisição de itens portáteis para laboratórios e melhorias na infraestrutura, incluindo a reforma da sala 18.

Sobre a seleção de alunos para o Ensino Profissional Marítimo, Mary Roberta informou que o IFPB adota um modelo de seleção baseado na análise de currículo escolar, que é referência para a Rede Federal e poderá ser utilizado na seleção de novos alunos. Este tema será discutido pelo Conselho Superior do IFPB.

Quanto à educação das relações étnico-raciais, foi sugerida a inclusão de disciplinas específicas nas Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), como já ocorre em outras instituições. O pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar, informou que todos os cursos passarão por reformulação dos PPCs, com a inclusão dessas disciplinas.

O diretor-geral do Campus Avançado de Cabedelo, Jailson Oliveira da Silva, considerou a visita da Reitoria Itinerante um motivo de orgulho. Ele destacou que as demandas da comunidade foram ouvidas pela Reitora e pelos demais gestores, e acredita que as discussões contribuíram significativamente para alcançar os objetivos do campus e beneficiar os alunos.

O assessor Especial da Reitoria, Adriano Melo, também avaliou a Reitoria Itinerante como muito produtiva, pois proporcionou um diagnóstico mais amplo das demandas do campus e evidenciou o comprometimento da gestão local.

Reitoria Itinerante Cabedelo CentroReitoria Itinerante Cabedelo CentroReitoria Itinerante Cabedelo Centro
Reitoria Itinerante Cabedelo Centro Reitoria Itinerante Cabedelo Centro Reitoria Itinerante Cabedelo Centro

 

Texto - Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Fotos - Adriano Melo - assessor Especial da Reitoria

registrado em: