Destaque
Comunidade é ouvida e gestores prestam contas na Reitoria Itinerante
Pela terceira vez o Programa Reitoria Itinerante esteve no Campus Cajazeiras. Não diferente do que tem acontecido desde a primeira edição, a comunidade acadêmica teve participação ativa dialogando, sugerindo e reivindicando melhorias e continuidade de ações. Os pontos principais dos debates foram políticas de assistência estudantil e contratação de professores.
Durante a reunião com os estudantes, o primeiro ponto tratado foi a necessidade de contratar novos docentes. O aluno Eri Jhonson Ferreira, presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, relatou a preocupação sobre a demanda de mais professores para algumas disciplinas, ponto que foi abordado também pelo coordenador do curso, professor Bruno Medeiros.
Ao responder aos questionamentos, o Reitor Nicácio Lopes citou a vinda imediata de um professor por cooperação técnica para o curso de Engenharia Civil e afirmou que Cajazeiras foi segundo Campus que mais cresceu em termos de ampliação do quadro docente. “Quando Lucrécia assumiu, em agosto de 2014, o Campus tinha 77 professores, hoje o quantitativo de docentes efetivos é de 110, isso representa um aumento de mais de 30% em menos de dois anos, o que significa que estamos fazendo todo o possível para atender a demanda e vamos continuar fazendo”.
O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Manoel Macedo, que esteve pela primeira vez no Campus Cajazeiras, também ouviu as reivindicações, se mostrou disposto a dialogar com osmovimentos estudantis e anunciou a realização do I Jogos Intercampi do IFPB. O aluno Sebastião José, do 2º ano do curso técnico integrado em informática, que ouviu atento a fala do professor e fez questionamentos sobre a assistência estudantil, afirmou que poder dialogar de perto com os gestores é algo que faz os alunos se sentirem parte importante do todo que é a instituição. “Eu pude expor meus pontos de vista e tive respostas francas para as minhas dúvidas, acho que isso é uma oportunidade que poucas instituições dão aos seus alunos”.
A Diretora Lucrécia Petrucci avaliou de forma muito positiva a terceira etapa da Reitoria Itinerante no Campus Cajazeiras. “Essa oportunidade de diálogo e prestação de contas nos torna mais próximos da reitoria, dos servidores, dos estudantes. Ao perceber que suas demandas estão sendo atendidas, ou que no mínimo estão sendo ouvidas, a comunidade acadêmica se sente mais estimulada e mais confiante em relação ao trabalho da gestão e isso é motivo de grande satisfação para nós”.
Clique aqui e acesse o álbum com as fotos da Reitoria Itinerante no Campus Cajazeiras.
*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras