Noticia
Formação musical
Os músicos, aspirantes a músicos e amantes da música de Cajazeiras e região estão tendo a oportunidade, para muitos, inédita, de adquirir mais conhecimentos sobre formação musical. Tudo isso graças à 1ª Oficina de Múscia de Cajazeiras, que acontece desde a noite de ontem.
A programação foi iniciada pela palestra do professor de música Pedro Freire: “A música sem instrumentos” e a apresentação do violinista Rinaldo Vitorinni, o qual ministra oficina na tarde de hoje (20). Pela manhã aconteceram oficinas de contrabaixo elétrico, cavaquinho e trompete com Italo Viana e Jader Finamore. À noite todos esses músicos se apresentam no Núcleo de Extensão Cultural da UFCG – NEC.
Wellington Bess é Cajazeirense, baixista, aprendeu sozinho a tocar o instrumento, vive de música e teve na oficina a sua primeira oportunidade de formação na área. “A gente precisa muito desse tipo de ação aqui em Cajazeiras. A maioria dos músicos daqui e da região não teve a oportunidade de estudar música. Hoje aqui nós estamos tendo a oportunidade de trocar ideias e conhecer melhor o trabalho de artistas de excelência. Muito boa a iniciativa do IFPB e da UFCG”, afirmou.
Para o músico Jader Finamore, que veio contribuir com o evento através da sua arte e seus conhecimentos, a realização da Oficina de Música é algo que deve crescer e se concretizar nos próximos anos. “Eu já tinha vindo aqui para o IFPB com o Grupo Os Fulano, em junho, onde a gente já falou um pouco sobre as nossas vivências, mas agora pudemos aprofundar mais. Sair da Capital e vir para o sertão, conhecer a realidade local, as dificuldades e ao mesmo tempo partilhar informações sobre a música que é o que a gente faz pra viver e é em que a gente acredita, é algo maravilhoso. Acho que esse evento tem muito a crescer e a cidade tem muito a ganhar, muitos frutos devem surgir”.
Clique aqui e acesse o álbum do Facebook do NUCCA com as fotos do evento.
Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.