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O Encontro Pedagógico do Campus Cajazeiras abordou as Metodologias de Aprendizagem Ativa
Melhorar a aprendizagem dos alunos, diminuir a evasão escolar, dinamizar e inovar o ensino foram alguns dos pontos mais debatidos durante os dois dias do Encontro Pedagógico realizado no Campus Cajazeiras. O evento promovido pela COPED (Coordenação Pedagógica), CEAP (Comissão de Educação e Aperfeiçoamento) e NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais) aconteceu nos dias 26 e 27 de abril com palestras, mesas redondas e debates sobre como o corpo docente do IFPB pode aperfeiçoar o ensino em sala de aula neste próximo ano letivo.
O encontro começou na quinta-feira, 26, pela manhã com a palestra de Messias Borges Silva – Professor Doutor da USP e professor associado da Universidade de Harvad e do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Messias falou sobre suas experiências a respeito da aplicação das Metodologias de Aprendizagem Ativa em sala de aula.
Ele que trabalha de forma interdisciplinar e está sempre em busca de inovar em sala de aula encorajou os docentes do Campus Cajazeiras a fazer o mesmo e “transmitir conteúdo de forma que o aluno seja ator, capaz de por si mesmo adquirir conhecimento”. Sobre as metodologias apresentadas, Messias enfatizou que a Aprendizagem Ativa pode ser aplicada por qualquer professor, desde que haja interesse. “Inovar não se trata apenas de ter tecnologias e recursos. Mas de encontrar soluções para as necessidades humanas, com recursos existentes”, disse. Messias destacou ainda que “o mundo passa constantemente por transformações, e precisamos acompanhar. Os alunos atuais têm certo período de atenção, não conseguem ficar mais de 15 minutos focados. Precisamos incentivá-los a participar mais de discussões, a resolver problemas que encontrarão na vida real, parando de forçar a barra para que simplesmente decorem fórmulas ou se apeguem em macetes para passar nas provas”, explicou.
Professor Romeu Nunes – coordenador da CEAP (Comissão de Educação e Aperfeiçoamento) avaliou positivamente o encontro. “Nossa primeira preocupação era com o público. Mas no primeiro momento já tivemos o auditório lotado com todos interagindo nos dois dias”, disse o coordenador. Romeu falou também do feedback positivo que recebeu dos docentes. “Nossos professores estão motivados e com desejo de inovar em sala de aula. Vejo que estamos no caminho certo e em breve ministraremos uma oficina sobre as Metodologias de Aprendizagem Ativa”, acrescentou.
Seis professores especialistas na área participaram da Mesa Redonda que abordou os efeitos da adoção das Metodologias de Aprendizagem Ativa. Eles contaram suas experiências em sala de aula e responderam aos questionamentos dos docentes presentes. O professor Doutor Hellton Winicius Patrício Maciel, do Campus Cajazeiras falou sobre suas experiências ao aplicar o RPG (Role Playing Game) em sala de aula e mostrou como o ensino pode se dar através do uso ferramentas lúdicas.
Vanda Lúcia Batista dos Santos Souza, coordenadora da COPED (Coordenação Pedagógica) do Campus Cajazeiras falou sobre a importância do Encontro Pedagógico para o corpo docente. “É um momento promovido para que todos possam participar e assim criarmos um espaço de planejamento e reflexão das ações que levaremos para sala de aula”, disse.
José Tavares, professor da área de Indústria, avaliou o encontro como “a melhor edição já realizada no Campus. As experiências repassadas por todos os profissionais participantes de fato me deram uma injeção de ânimo e me fizeram repensar como posso trabalhar minhas aulas. Volto com muita força e vigor para iniciar o ano letivo”, disse.
Clara Marinho - Jornalista do IFPB Cajazeiras