Noticia
Ação de cidadania promovida pelo TRE gerou debate sobre a corrupção e a política brasileira
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba criou formas lúdicas de educar e conscientizar os jovens sobre a necessidade do voto consciente. Em ano eleitoral, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE tem se empenhado em levar o debate sobre o combate à corrupção no país e a importância da participação política dos jovens no processo eleitoral.
A ação de cidadania aconteceu na manhã da terça-feira (12) no Auditório do Campus com alunos de faixa etária entre 14 e 16 anos. No primeiro momento aconteceu a apresentação da Peça "Eu e a Corrupção", de autoria do juiz Diretor da EJE, Antônio Carneiro de Paiva, e posteriormente foi aberto o debate entre o grupo teatral e os alunos e professores presentes.
Temas como a implicação do voto branco e nulo e o esclarecimento sobre quais órgãos buscar para denunciar práticas criminosas de instituições públicas foram levantados pelos alunos.
A professora de História Ana Paula falou sobre a fragilidade da nossa democracia e relatou fatos históricos envolvendo práticas de corrupção no período da ditadura militar, que até hoje refletem na nossa economia. O professor de Sociologia Demétrio Gamboa também participou do debate ao chamar atenção sobre a corrupção que acontece dentro das empresas privadas que têm ligação direta com a política nas instâncias municipal, estadual e federal.