Noticia
Começa oferta de aulas on line no campus Cajazeiras
Nesta segunda-feira (24) o campus Cajazeiras começou a ofertar aulas no formato não presencial. Para que este formato de aulas fosse viabilizado, várias ações foram tomadas por parte do IFPB, dentre elas a oferta de um programa de inclusão digital que garantisse o acesso a internet àqueles em situação de vulnerabilidade social. Também foram realizados para os docentes cursos de capacitação e cursos de ambientação para os estudantes conhecerem a plataforma virtual de aprendizagem.
No Campus Cajazeiras, 149 alunos já foram atendidos com o auxílio de inclusão digital e há um novo edital aberto para preenchimento de 109 vagas remanescentes. A Diretora Geral, Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci, ressaltou o trabalho desempenhado pela equipe técnica do campus nas últimas semanas para estruturar as disciplinas para o formato não presencial. “Estamos vivendo um momento desafiador e estamos reinventando novas formas de fazer. Teremos fragilidades e vários desafios ao longo desse processo, mas tenho certeza que iremos vencê-los juntos”, afirmou Lucrécia.
O Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Ricardo de Sousa, disse que o retorno das atividades acadêmicas no formato remoto demonstra a dedicação e o empenho de toda a equipe. “Agradecemos aos docentes pela coragem de planejar, repensar e se adaptar ao atual formato e as dificuldades postas. Aos técnicos que constroem conosco este espaço para um processo de ensino aprendizagem com qualidade. Aos alunos, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade do ensino e empenho dos nossos servidores” concluiu o gestor.
A Diretora Lucrécia também agradeceu o empenho e a dedicação da comunidade, professores e técnicos, no planejamento das atividades de ensino não presenciais."Estamos juntos para enfrentar os desafios e as incertezas desse novo processo, atentos as necessidades educacionais dos nossos estudantes".
O reitor Nicácio Lopes disse que o programa de Atividades Não Presenciais foi estruturado de forma dialogada com todos os segmentos envolvidos no processo, uma equipe multidisciplinar composta por diretores de ensino, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e a equipe técnica da PRE sob o comando da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho. “Nossa instituição está muito segura em garantir o direito à educação dos nossos jovens promovendo todas as adaptações e flexibilizações, ajustando a este momento atípico de pandemia em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias”.
A suspensão das aulas presenciais ocorreu em 17 de março devido a pandemia do novo coronavírus. As Atividades Não Presenciais foram autorizadas pelo Conselho Superior do IFPB por meio das resoluções 28 e 29/2020 no mês de julho. Há também a Nota Técnica da PRE Nº 07/2020 que emitiu orientações acerca dessa atividade.
Outros campi estão se organizando e em breve divulgarão as datas para o início das aulas online.
Edição: Patrícia Nogueira/ Heranir Oliveira
Arte: Luzivan Silva