Noticia
Estudantes do Campus Cajazeiras recebem menção honrosa na Olimpíada
Os alunos Rosa Quitéria Oliveira Arruda da terceira série e Jorge Luiz Martins conquistaram uma menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) idealizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia Inovação e Comunicação (MCTIC), destinada a estudantes do Ensino Médio e do 8º e 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil, com o objetivo de divulgar o conhecimento científico a todos. Alunos de 64 escolas de Cajazeiras integraram o evento.
A competição foi realizada em duas fases de forma on-line. A primeira aconteceu no dia 07 de agosto de 2020 e a segunda fase foi realizada no dia 22 de janeiro de 2021. As provas versaram sobre as disciplinas de astronomia, biologia, física, história e química.
Participando de uma olimpíada pela primeira vez, a estudante Rosa Quitéria conta que o incentivo para a participação veio de um professor. “Não sabia da Olimpíada, até que o professor de biologia Evaldo Lira de Azevêdo chegou com a ideia e eu aceitei. Foi a primeira vez que participei de uma Olimpíada. Conseguir essa menção honrosa foi uma alegria muito grande, tanto pra mim quanto para minha família, que me encorajou. Aprendi muita coisa e agora pretendo participar de outras para continuar adquirindo conhecimentos”, comentou a aluna.
O outro estudante contemplado com a menção honrosa, Jorge Luiz Martins, já é veterano em olimpíadas e tem colecionado medalhas em suas participações.
O professor Evaldo elogiou o desempenho dos alunos do Campus Cajazeiras que ele considera excepcional. Para o professor, isso mostra o quanto o Campus Cajazeiras do IFPB está preparado para executar sua tarefa de educar e incentivar os alunos a se destacarem em competições. Ele ressaltou também a importância dos investimentos em educação, ciência e tecnologia como instrumento de transformação do país. “A base da transformação de um país ocorre pela educação, e a partir daí a acontece a melhora nos índices relacionados à saúde, segurança, desenvolvimento científico e tecnológico do país vai acontecer naturalmente”, complementa.
*Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB/DGCOM
Fotos: acervo pessoal dos alunos