Noticia
Coletivo Poesia de Quarta convida para lançamento da sua II Coletânea
O coletivo Poesia de Quarta surgiu em 2018 como projeto de extensão encabeçado por Daniel Andrade coordenador da Biblioteca do IFPB Campus Cajazeiras. Há mais de três anos fomentando a arte, a cultura e a poesia na cidade que ensinou a Paraíba a ler, o agora Coletivo Poesia de Quarta convida a comunidade para o lançamento da sua segunda coletânea de poesias.
O lançamento acontecerá nesta quarta-feira, 04 de agosto, em seu canal no youtube. O livro em formato de e-book será disponibilizado para os poetas contemplados e o público em geral durante o lançamento, que será transmitido ao vivo pelo link https://www.youtube.com/watch?v=cYSz6ov_TsU.
De acordo com a coordenação, mais de 70 textos foram inscritos e um total de 30 foram contemplados para compor a coletânea. O público que participou da seletiva é bem diverso, numa faixa etária variável de menores de 18 e maiores de 60 anos como como podemos ver no gráfico 1 abaixo:
Gráfico 1 – Faixa etária dos inscritos
Nessa edição as mulheres se destacaram. Treze poetisas foram publicadas, em detrimento da edição anterior quando apenas 4 mulheres tiveram suas obras contempladas. Para mais detalhes a respeito das inscrições para a II Coletânea Poesia de Quarta ver o gráfico 2 abaixo:
Gráfico 2 – Gênero com o qual os inscritos se identificam
No que diz respeito ao seguimento social o Coletivo conseguiu atingir os seguintes públicos: 78% de inscrições da comunidade externa, envolvendo de forma satisfatória a comunidade na qual o IFPB está inserida e cumprindo o papel da extensão; 9% servidores e 12% de estudantes do nosso campi. Para mais detalhes ver o gráfico 3 abaixo:
Gráfico 3 – Segmento dos inscritos
O campus que mais contou com inscrições foi o Campus Cajazeiras com 41,9% dos inscritos, seguido do Campus João Pessoa com 22,6% dos inscritos. Para mais detalhes ver o gráfico 4 abaixo:
Gráfico 4 – Campus do qual os participantes fazem parte
Participaram da publicação como avaliadores o Prof. Dr. Gildemar Pontes (UFCG/CZ), o Prof. Ms. Igor Arraes (IFPB/CZ), o Prof. Ms. Naldinho Braga (UFCG/CZ) e a poetisa e graduanda em letras Gabriela Almeida (UFCG/CZ). A capa do livro ficou por conta da artista plástica Regina Pereira, a foto da arte da capa foi feita por Emanuel (ejhonsphotografy), a concepção final da capa ficou por conta do aluno de ADS, do Campus Cajazeiras, David Emanuell, que juntamente com o Técnico em Assuntos Educacionais Diego Nogueira Dantas foram os colaboradores do livro Organizado pelo Bibliotecário do Campus Cajazeiras Daniel Andrade.
Até março de 2020, antes do isolamento social devido à pandemia do coronavírus, o coletivo Poesia de Quarta realizava saraus presenciais abrindo espaço para os poetas locais dialogarem e divulgarem suas produções literária, inclusive através das duas Coletâneas, que reuniram juntas 44 poetas e poetisas de todo país.