Noticia
II SertãoComp discute tópicos relevantes e atuais pertinentes à Ciência da Computação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cajazeiras realizou o II Encontro de Computação do Sertão (SertãoComp), nos dias 3, 4 e 5 de novembro. O evento, realizado de forma remota, reuniu profissionais, acadêmicos e alunos dos cursos superiores ligados à ciência e tecnologia do Sertão Nordestino, para discutir tópicos relevantes e atuais da Ciência da Computação, com a participação de representantes de empresas localizadas na Paraíba e em Pernambuco.
Durante o encontro, as Instituições de Ensino Superiores (IES) presentes no evento e o público puderam discutir sobre aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para otimizar o atendimento ao público em geral. De acordo com o presidente da comissão organizadora, Francisco Paulo de Freitas Neto, as interações entre os participantes foram muito positivas. A organização do evento buscou se aproximar das empresas que são potencialmente futuros empregadores dos alunos que estão em formação. Paulo avalia que este ano a procura pelo evento foi superior à primeira edição. “Este ano nós chegamos a 464 inscritos, e analisando os dados do YouTube, tivemos 2000 visualizações e uma estimativa de 619 espectadores únicos na semana do evento. Estes números superaram os que foram alcançados na primeira edição do evento”, destaca.
O coordenador da Unidade Acadêmica de Informática do IFPB, Campus Cajazeiras, Leandro Luttiane da Silva Linhares, lembrou que o nome SertãoComp, remete às origens sertanejas do Campus Anfitrião, no entanto, o alcance do evento é mais abrangente, pois integra pesquisadores e empresas de diversas áreas do Brasil.
A diretora do Campus Cajazeiras Lucrécia Petrucci disse, na cerimônia de abertura, que foi um evento pensado com muito carinho, com muito esmero com muita dedicação para a nossa comunidade, para atender aos estudantes, comunidade interna e externa e principalmente promover o diálogo com a sociedade.
A cerimônia de abertura trouxe palestra: ‘Redes de computadores: da comunicação por fumaça às redes 6g”, ministrada pelo professor emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Joaquim Celestino Júnior. A programação trouxe ainda, como palestrantes a professora do curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Angélica Félix de Castro; o professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Diego Demerval Medeiros e o perito judicial e extrajudicial em computação forense Jorge Figueiredo Ramos.
A programação completa, bem como as palestras, informações sobre os palestrantes e empresas participantes podem ser acessadas clicando neste link.
Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB