Noticia
Docentes de Humanas debatem contemporaneidade com estudantes
O cenário político conturbado em que o Brasil vem atravessando é motivo de reflexões. Diante deste quadro, docentes da área de humanas do campus Campina Grande criaram o projeto “Dialogando com as Humanidades”. A abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 18, no auditório. A programação conta ainda com oficinas, minicursos, atrações culturais e de um ambiente construído na área de vivência, que remonta as ágoras gregas, ou seja, praças onde ocorriam reuniões e discutiam assuntos ligados à vida da cidade.
O projeto que segue até sexta (19/08) pretende mostrar aos alunos a relevância das Humanidades para a compreensão das questões contemporâneas e também na formação do profissional do campus para que o mesmo não se torne um mero expectador e receptor de informações, mas um ser pensante.
Cerca de trezentos alunos dos cursos técnicos participaram da palestra de abertura, que discorreu sobre os desafios da as “humanidades e a contemporaneidade”. Enquanto o debate acontecia, a área de vivência se transformava em um espaço clássico com colunas e arcos, figurinos da Grécia antiga entre outros. É neste cenário onde acontecerá uma encenação teatral, uma das heranças deixadas pelos gregos. “O ambiente é para se pensar o que era ser cidadão grego”, explica o professor de História, Glayds Richeles.
A diversidade das palestras é minicursos atraiu centenas de inscritos. Oficina de fanzine, elaboração de currículo, consumo consciente, espiritismo, correntes políticas , língua grega e cultura pop são algumas das temáticas presentes. Para o encerramento, às 16h30, acontecerá a palestra “A arte de ser brasileiro: reflexões sobre a identidade nacional”.