Noticia
Semana de inclusão de Campina promoveu conscientização através das artes
A I Semana de Inclusão do campus Campina Grande promovida pelo Núcleo de Apoio á Pessoas com Necessidades Especiais- NAPNE envolveu dezenas de jovens no período de 07 a 10 de novembro. A programação incluiu filmes, teatro, dança e palestras. Na abertura, o Hino Nacional foi interpretado em Libras pelo professor da UFCG, Ewerton Carlos.
Um dos filmes exibidos na sessão de cinema no auditório foi "Sou surda e não sabia".O filme/documentário é discorre sobre Sandrine, uma criança, que aos poucos junto com seus pais foi se descobrindo surda. “Somos uma escola inclusiva e temos implementado políticas públicas para efetivar essa inclusão dentro do campus”afirma a coordenadora do NAPNE, Ritha Cordeiro.
O NAPNE em Campina Grande possui um quadro que atende a demanda atual. São 23 estudantes com deficiência. O número chega a quarenta se levar em consideração os que apresentam algum comprometimento, mas que não precisam do acompanhamento da equipe multiprofissional. A equipe multiprofissional é composta por 21 integrantes entre eles ledores, transcritores brailes, intérpretes em libras e assistentes administrativos.
“É importante que os ouvintes e a comunidade entendam que somos pessoas normais. Aqui no IFPB temos acessibilidade e todos me receberam com grandeza. A escola anterior me sentia rejeitada, mas aqui me sinto totalmente inserida e tratada de forma igualitária”, explica a estudante surda, Lara Lavynne.