Noticia
Tecnologia em sala de aula é tema de encerramento da I SELLIF
No encerramento da I Semana de Estudos Linguísticos e Literários do campus Campina Grande, que ocorreu na última quinta-feira, 30, as discussões giraram em torno das práticas de leitura e escrita no ambiente virtual. A ministrante convidada pela comissão organizadora para debater o tema com os estudantes e docentes foi a doutora em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, Fabiana de Oliveira.
Para Oliveira, os recursos que a tecnologia oferta podem ser trabalhados em sala de aula tranquilamente sem abandonar os textos impressos. Ela afirmou que é importante o docente saber como se processa o texto na internet para poder tomar as decisões corretas na sala de aula. “Precisamos trazer reflexões sobre esse lugar da tecnologia na escola, nada de abolir práticas que sejam tradicionais e importantes na escola”.
De acordo com a ministrante, é preciso ter cautela com o gênero digital em relação ao que se escreve e ler, além de ficar atento para as estratégias de um texto com hiperlinks.
O estudante de Mineração, Wesley Oliveira de Andrade, estava atento aos fatos apresentados pela doutora e concorda com suas considerações a respeito do uso das tecnologias como um recurso extra no aprendizado. “A leitura digital permite você fazer muitas observações e possibilita uma série de detalhes e riquezas, que você pode acrescentar em uma pesquisa, mas filtrando tudo de forma responsável”, analisa Wesley.