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Educadores do campus Campina criam cartilha sobre autismo
Agressividade, dificuldades de aprendizagem, de se comunicar, entre outros sintomas são características de uma doença que, muitas vezes, pode ser incompreendida pela ausência de informações e publicações a respeito: o autismo. Em um ambiente escolar, é fundamental que os educadores possuam o mínimo de conhecimento sobre o tema. Nesse sentido, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus Campina Grande, por não dispor de nenhum material que orientasse acerca do assunto, construiu uma cartilha didática que será distribuída à comunidade do IFPB.
Denominada de “Conhecendo o transtorno do espectro autista”, a publicação deverá chegar às mãos dos docentes e servidores até o segundo semestre de 2017. O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" – TEA. “A construção da cartilha de convivência com o TEA não foi fácil, encontramos o desafio da ilustração deste material, uma vez que a cartilha é toda ilustrada com um personagem inédito que foi desenvolvido exclusivamente para esse trabalho”, explica a coordenadora do NAPNE, Ritha Lima .
A cartilha pretende orientar a convivência e práticas pedagógicas, além de promover uma inclusão efetiva, de forma a tornar o ambiente educacional o mais igualitário. Para desenvolver todo o roteiro, desde a ideia inicial do projeto até a diagramação, foram quatro meses de trabalho.
Participaram da elaboração da cartilha além da coordenadora, o assistente administrativo, Sidney Andrade, que fez a edição de texto e pesquisa, o intérprete de libras, Emanuel Silva, responsável pela ilustração e Antônio Cláudio, diagramador.