Noticia
Equipe de Campina ganha bronze em Olimpíada de História
Os estudantes do campus Campina Grande mais uma vez se destacaram em uma das maiores olimpíadas da área educacional realizada no país: a Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição ocorreu no último final de semana (19 e 20 de agosto) e reuniu, na Universidade Estadual de Campinas, mais de trezentas equipes de todos os estados. Intitulada “Equipisão”, os estudantes Vitória Medeiros, Heloyse Regis, ambas do curso de Química, e João Victor Neiva , do curso de Mineração levaram o nome da Paraíba e do IFPB ao pódio junto com o professor, Glayds Richeles.
“A olimpíada nos conduziu refletir sobre a importância do ensino médio de história no Brasil e possibilitou dialogar sobre a reforma educacional e uma ameaça a disciplina de história como não obrigatória”, comentou o professor Glayds.
Esta edição teve aproximadamente 50 mil estudantes inscritos. Realizada desde 2009, a olimpíada é destinada a alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil. O campus Campina Grande participa do evento desde 2011 e já conseguiu medalhas de prata e bronze , além de menções honrosas.
Realizada por equipes compostas por 4 pessoas,3 estudantes e o professor de História da instituição, a dinâmica das fases funciona de forma online e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe, pesquisa em livros, internet e com os professores. A última etapa é a prova presencial, sem a presença do professor. Este ano o tema foi “Defesa do Ensino de História”.
No total, foram distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, os demais receberam menções de honra ao mérito.
Ernani Baracho – Jornalista do campus Campina Grande
Karla Aguiar – Revisora de textos do campus Campina Grande