Noticia
Assédio é discutido em debate no campus Campina Grande
A Comissão de Combate ao Assédio do IFPB-CG promoveu na última terça-feira (27), no auditório do campus, uma ampla discussão e reflexão sobre o assédio. Para debater o tema, a comissão convidou profissionais das áreas de psicologia e advocacia que atuam diretamente com a temática. Para este primeiro encontro, a equipe elegeu como tema: Desigualdade de gênero e violência contra a mulher em seus vários aspectos.
Com o auditório lotado de estudantes interessados no tema, os jovens foram presentados com relatos e experiências de profissionais que atuam diretamente no combate contra a violência e o assédio feminino. " A importância deste momento é indescritível, pois estou em uma instituição que trás dentro da cultura educacional, temas de importância que vão ser levados para o futuro", comenta a advogada e vice-presidente subseção da OAB-CG, Carla Felinto.
A Rede de Combate ao Assédio (RCA) é órgão vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e tem como objetivo fomentar ações preventivas, educativas e de enfrentamento ao preconceito, a práticas discriminatórias, situações de constrangimento e aos assédios moral e sexual envolvendo a comunidade discente do IFPB.
Para o estudante do curso de Química, Vinicius César, a temática é importantíssima para conscientização dos homens. "O valor informativo desta palestra é sem precedentes, pois serve para a correção de cota de conduta. Ter noção e informação é sempre bom", destaca.
A RCA, sob a coordenação da PRAE, é formada por Núcleos de Combate ao Assédio (NUCA) em todos os campi do IFPB e por uma Comissão Central de Combate ao Assédio (CCCA).
Uma das responsáveis pela Comissão de Combate ao Assédio do IFPB-CG, Ana Giovanna, afirma que essa é apenas uma das iniciativas que a equipe pretende promover no campus. "Realmente de fato ficamos surpresas com tanta gente. Queríamos entender tudo sobre assédio e como agir caso chegasse alguma denuncia", finaliza a professora