Noticia
Campus Campina Grande produz 50 litros de álcool glicerinado
Um grupo de professores do curso técnico de Química do Campus Campina Grande produziu, na manhã desta segunda-feira (06), cinquenta litros de álcool líquido 75% glicerinado. O produto foi feito com o estoque da instituição para aulas práticas nos laboratórios do curso e será doado para uma comunidade no entorno do IFPB.
Segundo o professor Marcelo Rodrigues, a produção em gel não foi possível pela ausência do reagente químico necessário. A matéria estaria em falta até nos pontos de venda, devido a alta procura. Mas o álcool produzido é eficaz contra o coronavírus (Covid-19) e possui glicerina, substância que evita o ressecamento das mãos e tem ação hidratante. Três laboratórios do Campus foram utilizados. Completam a equipe os docentes Andrey Oliveira e Kátia Davi.
O álcool tem sido forte aliado no combate do novo coronavírus nas unidades de saúde e nas situações em que as pessoas não conseguem estrutura para lavar as mãos com água de sabão. A alternativa não pode ser encarada como a única eficiente. "O sabão tem um poder muito maior do que o álcool. Além de conseguir dissolver a sujeira, consegue matar o vírus", esclarece Marcelo.
O Campus Campina Grande tem como produzir mais volume do antisséptico, mas depende de doações de matéria-prima, como glicerina e, sobretudo, de álcool num percentual a partir de 90%. Empresas e usinas de cana-de-açúcar da região podem entrar em contato com o IFPB se tiverem interesse em doar. O telefone do Campus é (83) 2102-6200. Embalagens descartáveis (garrafas) de 500ml e 1L também serão aceitas.
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande