Noticia
Dia da Educação será lembrado com lives e mobilização virtual
O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, não passará em branco nesta quarentena. O IFPB Campus Campina Grande está engajado na segunda edição do movimento #Nem1PraTras, criado pelo Canal Futura e pela Fundação Roberto Marinho. A mobilização é para discutir e propor soluções para o aprendizado em tempos de pandemia. Já são quase duzentas instituições que aderiram e vão realizar ações em todo o Brasil.
Até o fechamento dessa notícia, o Campus Campina Grande era a única instituição da Rede Federal parceira. Na instituição, as ações estão organizadas para acontecer entre os dias 27 de abril e 1º de maio. Será uma série de publicações aqui no site e nas redes sociais do Campus para dar visibilidade à educação. Duas lives também estão programadas para o Instagram.
Os assuntos abordados serão sobre acesso e permanência na educação básica e o uso de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Na terça (28), uma live vai dar dicas para os estudantes sobre como construir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O Campus João Pessoa está em articulação para outra transmissão ao vivo com o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, para a quinta-feira (30).
No contexto da prevenção à pandemia de COVID-19, com suspensão das aulas e medidas de isolamento social, a iniciativa é totalmente gratuita, digital e multiplataforma, com programação especial, atividades e informação nas telas e nas redes (diadaeducacao.org.br / futura.org.br) para estudantes, professores, famílias e instituições. Todas as soluções são fruto da articulação entre educadores e organizações parceiras.
Em 2019, as hashtags #Nem1praTrás, #DiadaEducacao e #Nem1semProfessor alcançaram mais de 120 milhões de pessoas. Este ano, uma nova hashtag se soma à mobilização, a #EstudeEmCasa, e com ela uma série de ferramentas pensadas para que estudantes, famílias, professores e instituições lidem com os desafios dessa nova rotina.
Dia da Educação - A data foi instituída na cidade de Dakar, no Senegal, em 2000. Líderes de 164 países, inclusive o Brasil, durante o Fórum Mundial de Educação, decidiram simbolizar o dia unidos por um movimento pela educação mundial com compromissos firmados até 2030.
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande, com informações do Canal Futura