Noticia
Grupo de Trabalho produz conteúdo para pessoas com deficiência
Desde 2018, um grupo multidisciplinar do IFPB Campus Campina Grande trabalha para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais acessível a estudantes com deficiência. A demanda surgiu durante a edição 2017 do programa Reitoria Itinerante, quando membros da gestão máxima do IFPB visitam os campi para discutir e deliberar sobre ações sugeridas pela comunidade acadêmica.
O Grupo de Trabalho (GT) Ilimitados tem em sua composição professores, técnicos-administrativos e uma estudante de curso técnico integrado. Entre as ações já desenvolvidas estão o desenvolvimento de pesquisas, acompanhamento pedagógico, capacitação para professores, ações culturais, entre outras.
A produção de material adaptado a pessoas com deficiências como surdez, transtorno do espectro autista, baixa visão e cegueira, por exemplo, é uma das principais atividades. "Buscamos contribuir para que a educação cumpra seu papel de transformar pessoas e, em seguida, contextos e realidades diversas, através da construção de condições que subsidiem sua atuação", informa um documento interno de divulgação do GT.
De acordo com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE, atualmente, 34 estudantes matriculados no campus e que declararam ter algum tipo de deficiência estão em atendimento. No país inteiro, esse número é de 1.250.967, segundo o Censo Escolar 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O dado diz respeito somente ao ensino básico.
O Grupo possui um perfil no Instagram (@gt.ilimitados) e um endereço de e-mail para contato com a comunidade acadêmica: didatico.deficiencia@ifpb.edu.br .
Assessoria de Imprensa do IFPB/Campina Grande