Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 03 > Campus realiza programação com debates sobre as lutas e conquistas das mulheres na sociedade

Temas abordados foram abuso, empoderamento feminino e o mundo do trabalho para as mulheres
por Clébio Melo publicado: 09/03/2023 22h55 última modificação: 09/03/2023 22h55
Foto: Felipe Bezerra Discussões de temas importantes da luta feminina aconteceram no auditório do campus

Paralelamente às atividades desenvolvidas na VIII Feira de Economia Solidária, o IFPB campus Campina Grande promoveu, nesta última quarta-feira (8), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, palestras voltadas ao debate de relações abusivas, estereótipos de gênero, redes de apoio e os desafios das mulheres no mundo do trabalho. A data, que é considerada uma das mais importantes do calendário global no mês de março, foi marcada como sendo um dia para refletir meios para uma sociedade mais justa e igualitária.

Criado em 1917, o Dia Internacional da Mulher marca as lutas diárias do gênero feminino por equidade nos mais variados espaços da sociedade. No campus CG, o dia foi iniciado com a palestra “Relações abusivas: Conhecer para prevenir!”, ministrada pela ex-aluna do IFPB e Psicóloga, Adrielle Andrade da Silva. O momento abordou os tipos de abusos enfrentados pelas mulheres em quaisquer dos tipos de relacionamento, sejam eles profissionais, afetivos ou familiares.

Para Adrielle, a ocasião permitiu ajudar na identificação do problema. “Dar espaço para que a gente possa ampliar, conhecer mais e evitar. Não só nas relações acadêmicas, entre os gestores, professores e alunos, mas também que eles possam transcorrer para além dos muros da instituição e ampliar nas vivências do cotidiano”, pontuou a psicóloga.

Em continuidade com a programação desenvolvida para o 8 de Março, a Diretora-Geral do IFPB campus Campina Grande, Ana Cristina Alves de Oliveira, guiou um debate sobre o contexto em que a mulher está inserida na sociedade. A palestra “Reescrevendo a nossa história” discorreu sobre estereótipos de gênero, da formação de redes de apoio e do desenvolvimento do empoderamento entre as mulheres, principalmente no ambiente de trabalho.

A estudante do 2º ano do curso técnico integrado de Petróleo & Gás, Anna Beatriz de Sousa, ressaltou o reconhecimento e o fortalecimento do feminismo diante dos diálogos propostos pela instituição. ”Particularmente, eu acho o momento muito importante, porque, mesmo dentro de uma sociedade muito machista, você reconhecer o poder feminino, você reconhecer que as mulheres têm um lugar na sociedade, que elas podem mostrar que são capazes de fazer muitas coisas, é algo que me deixa muito feliz”, disse.

A programação teve seu encerramento às 19h com a palestra “Os Desafios do Mercado de Trabalho para as Mulheres”, ministrada pela admpnistradora e Professora do campus, Noêmia Resende, e da psicóloga organizacional, Gisele Oliveira. Toda a programação foi aberta à comunidade acadêmica e externa.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina