Noticia
IFPB campus CG tem três equipes classificadas para final da 15ª edição da ONHB
O Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande tem três equipes classificadas para a grande final da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta edição, o IFPB teve oito grupos convocados, sendo outros três do campus João Pessoa e dois do campus Cabedelo.
Ao todo, a Paraíba tem 18 equipes selecionadas para a final, que terá 340 grupos de todos os estados do país. De acordo com a organização da olimpíada, esse ano, a competição teve um número recorde de inscritos, com 30,5 mil grupos. O IFPB é a única instituição pública do estado a estar na final da 15ª edição da ONHB.
Equipes do campus Campina Grande
Essa é a décima terceira vez consecutiva que o campus Campina Grande classifica grupos. “É muito importante estar mais uma vez na final, porque consolida o ensino de história dentro do campus, bem como traz uma resposta à sociedade sobre uma olimpíada na área de humanas. Isso nos ajuda a aperfeiçoar o ensino de história, despertando uma consciência crítica e cidadã nos nossos alunos”, comentou Glayds Veiga, professor da disciplina de história no campus Campina Grande e orientador das equipes na ONHB.
Nesta edição, a instituição iniciou a competição com 31 equipes e três chegaram a grande final. A "Napoleão da Boa Parte" é formada pelos estudantes do 3º ano de Informática: João Henrique Silva Lima, Bárbara dos Anjos Barbosa e Talita Alves da Silva. "O Último Ato" é composta pelos estudantes Kayke Henrique dos Santos Alves, Daniel Kenae de Oliveira Ponciano e Alyssa Victoria Matias dos Santos, 3º ano de Informática. E a "Paraibarte" é formada pelas discentes Alice Pereira de Castro e Figueirêdo, Ana Beatriz Costa Almeida e Ana Valentina Silva Lima, todas do 1º A de Edificações.
O estudante João Henrique Silva Lima, juntamente com a equipe, chega pelo segundo ano à final da olimpíada. “Tanto eu como minha equipe começamos a preparação em maio. Nós conseguimos êxito em todas as fases, o que fez com que a gente realizasse nosso sonho de chegar mais uma vez na final”, relatou o estudante. Valentina Lima, de 15 anos, está pela primeira vez participando da prova e falou sobre a experiência do ensino da disciplina na competição. “Posso definir a ONHB como uma experiência muito rica, até mesmo para pessoas que não gostam de história. Ela leva a pessoa a reflexão sobre o que é história geral brasileira. Não é só aquela coisa do livro de história, que está restrito só àquilo, ao que o professor fala em sala, não, muito pelo contrário. A história é construída por todos nós, não apenas pelas grandes pessoas que estão no poder. É uma experiência que vou guardar para o resto da minha vida”, finalizou.
A ONHB possui seis fases on-line, que foram realizadas entre maio e junho, com questões, além da História do Brasil, de assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. A competição também faz parte do edital "Vagas Olímpicas" da Unicamp, na qual os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande
Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina