Noticia
IFPB campus Campina Grande promove a mostra fotográfica "Olhares que Curam"
O Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande promove, até a próxima sexta-feira (15), a mostra fotográfica "Olhares que Curam". A exposição é composta por imagens produzidas por estudantes do IFPB, da Escola de Aplicação e da Escola Clementino Procópio, instituições públicas de Campina Grande.
O material fotográfico da mostra foi produzido durante a realização de oficinas promovida por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do projeto de extensão Anti-horário. Na ocasião, os participantes aprenderam técnicas de fotojornalismo, que foram aplicadas através do uso de smartphones.
A exposição "Olhares que Curam" reúne fotografias registradas pelos estudantes de cenas de soluções para problemas sociais. De acordo o coordenador do Anti-horário, professor Antônio Simões, a oportunidade fortaleceu o processo de educação midiática nos participantes. “As fotografias expostas são relevantes. Porém, o principal legado dessa experiência é o conhecimento construído em sala para viabilizar o consumo crítico de notícias e a produção de conteúdos midiáticos inovadores por esses adolescentes”, pontuou o professor.
O professor do IFPB campus Campina Grande e coordenador do projeto de extensão IFNews, Golbery Rodrigues, falou sobre o projeto desenvolvido com o foco no jornalismo de soluções. "O ganho para os alunos participarem da exposição é perceber essa vertente que o jornalismo tem de não só contemplar o problema, mas também, apresentar caminhos de solução. A percepção dessa dupla perspectiva será o grande ganho, ajudando-os a aguçar o senso crítico", aponta o educador.
A mostra fotográfica "Olhares que Curam" foi financiada com recursos do projeto de extensão "Redação do Enem a partir de textos jornalísticos", aprovado pelo Edital PROBEXC/IFPB N° 03/2023, para atender metas conjuntas com o parceiro social "Anti-Horário".
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande
Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina