Noticia
Estudantes devem iniciar protocolo para liberação de atividades físicas
A Coordenação de Assistência à Saúde (CAS) do IFPB campus Campina Grande está orientando os estudantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados a iniciarem o protocolo para a liberação de atividades físicas. O objetivo principal é detectar, com antecedência, possíveis problemas que limitem a capacidade física do estudante em atividades práticas de caráter recreativo, esportivo ou educacional, de cunho curricular ou extracurricular.
Segundo a Resolução que estabelece o protocolo, o primeiro passo é o preenchimento do questionário de Prontidão para Atividade Física (Par-Q), documento que deve ser assinado por responsável legal para estudantes menores de 18 anos. Em seguida, o discente deve aguardar a convocação do campus para o exame de eletrocardiograma. Segundo o coordenador da CAS, Luciano Pinheiro, a administração do campus está em processo de contratação do serviço médico para o exame.
As etapas seguintes orientam sobre o envio, pelo Suap, do formulário preenchido e do exame para convocação para consulta médica e liberação de atestado. De acordo com as normas, o campus tem até 45 dias após o início do calendário acadêmico para concluir todos os procedimentos do protocolo.
De acordo com a Resolução, a prática foi fundamentada "dentro de critérios e evidências científicas para identificar situações que possam potencializar a ocorrência de morte súbita entre os estudantes do IFPB. Portanto, os procedimentos estabelecidos não eliminam a possibilidade de ocorrência de morte súbita em sua totalidade", destaca o documento aprovado, ano passado, pelo Conselho Superior do IFPB.
O formulário está disponível no SUAP. As informações sobre os procedimentos podem ser solicitadas por e-mail: cefd.cg@ifpb.edu.br e cas.cg@ifpb.edu.br .
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande