Noticia
Exposição no campus CG promove reflexão sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964
O IFPB campus Campina Grande foi palco de uma exposição, nesta terça-feira (02), com o intuito de promover uma reflexão sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964. A ação foi com a colaboração do projeto PIBID em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Intitulada "Digitais do Golpe: Crimes na Ditadura Civil-Militar", a ação aconteceu no hall de entrada da Central de Aulas do campus, onde foram exibidos banners e montada uma simulação de tortura em pau de arara. Além disso, foram colocadas lápides de túmulos e cruzes com mensagens como "sem nome, sem data, sem corpo". A exposição esteve aberta à visitação dos alunos durante todo o dia.
À tarde, foi exibido, no mini auditório, o documentário "Verdade 12.528" (2013), que faz uma análise do trabalho da Comissão da Verdade por meio de relatos de pessoas que sofreram torturas durante o regime ou são parentes de desaparecidos políticos.
O evento teve como objetivo proporcionar uma oportunidade de reflexão, principalmente para os jovens, sobre os eventos históricos relacionados à Ditadura Civil-Militar no Brasil, estimulando a conscientização desse período significativo da história nacional.
Uma outra ação sobre o tema foi uma campanha na Rádio Educativa FM Campina, emissora do IFPB. "Ditadura Militar: é preciso lembrar para que não se repita" é composta por dez relatos sobre tortura no período. As peças, que estão no ar pela emissora de rádio (98,9 FM), foram produzidas com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB). A campanha poderá ser ouvida durante todo o mês de abril.
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande
Texto: Maria Eduarda Batista (estagiária de Jornalismo/UEPB)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina