Noticia
Aulas no IFPB CG retornam no dia 22 de julho
Na última quinta-feira (27), o Governo Federal e os servidores federais da educação (Universidades e Institutos) chegaram a um acordo em Brasília, pondo fim à greve que durou quase três meses na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O movimento de paralisação foi encerrado após as assinaturas das propostas para Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e docentes, coincidindo com o período de férias previsto no calendário acadêmico vigente no campus.
Nesta sexta-feira (28), a coordenação municipal do SINTEF PB realizou uma assembleia no IFPB campus Campina Grande. Durante a assembleia, os servidores do campus decidiram o seguinte:
-
02/07: Retorno das atividades administrativas em sua totalidade;
-
22/07: Retorno das aulas, conforme o calendário acadêmico vigente.
Após o retorno das atividades em sala de aula, uma comissão específica irá planejar um novo calendário acadêmico para garantir a reposição das aulas do período grevista, de forma a atender toda a comunidade acadêmica. Jerônimo Rocha, diretor de Desenvolvimento do Ensino campus Campina, destacou: “Dialogaremos com datas importantes para os estudantes, como SISU, início do semestre letivo 2024.2 e processos seletivos do Instituto Federal.”
Durante a greve, a gestão do IFPB CG promoveu melhorias na infraestrutura do campus e manteve serviços essenciais, como o pagamento do auxílio permanência aos estudantes. No período, o governo federal ainda anunciou reforço no orçamento para instituições federais de ensino no valor de quase R$ 750 milhões, pauta reivindicada no movimento grevista.
Texto: Maria Eduarda Batista - estagiária de Jornalismo
Revisão: Clébio Melo - jornalista do IFPB/Campina Grande