Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2024 > 07 > IFPB Divulga Editais da 6ª Chamada para Pré-Classificados do PSCT 2024 e Processo de Heteroidentificação do SISU

candidatos devem ficar atentos aos prazos de entrega de documentos
por publicado: 15/07/2024 19h46 última modificação: 15/07/2024 19h46

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Campina Grande, publicou edital referente às vagas reservadas para negros e indígenas da 2ª lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2024) e da 6ª chamada para manifestação de interesse em matrícula dos candidatos pré-classificados por meio da lista de espera do processo seletivo de cursos técnicos 2024 para os cursos integrados.

O primeiro edital convoca os candidatos às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2024) para a verificação de veracidade das autodeclarações feitas durante a inscrição.

A verificação será conduzida pela Comissão de Heteroidentificação, que avaliará os critérios fenotípicos para os candidatos autodeclarados negros e a documentação comprobatória para os autodeclarados indígenas. Este procedimento visa a assegurar que as vagas reservadas sejam corretamente destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos.

Os candidatos convocados devem realizar a pré-matrícula on-line, no período de 11 a 16 de julho de 2024, anexar a documentação básica e específica, conforme cronograma estabelecido no edital. A seguir, devem comparecer ao Campus Campina Grande na data e horário previstos no Anexo I do edital, para a verificação presencial de sua autodeclaração.

Em caso de indeferimento da autodeclaração, o candidato poderá interpor recurso fundamentado. Este recurso será analisado pela Comissão Recursal do IFPB e deverá ser submetido no prazo estipulado pelo cronograma do edital de matrículas.

O segundo edital é referente à 6ª chamada para manifestação de interesse em matrícula dos candidatos pré-classificados na lista de espera do Processo Seletivo de Cursos Técnicos 2024 (PSCT 2024). A chamada tem o objetivo de preencher vagas remanescentes nos cursos integrados ao ensino médio para o ano letivo de 2024.

Os candidatos pré-classificados devem se manifestar, de forma também remota para efetivar a pré-matrícula. Esta etapa é obrigatória para assegurar a vaga e deve ser realizada através do Portal do Estudante do IFPB (linkar o site). É fundamental que os candidatos selecionados sigam rigorosamente as instruções e os prazos estabelecidos no edital.

Além da documentação básica, candidatos cotistas devem apresentar documentos específicos, de acordo com a modalidade de concorrência. A lista completa de documentos exigidos pode ser encontrada no item 5 do edital. Os candidatos que não realizarem a manifestação de interesse dentro do prazo perderão o direito à vaga.

Texto: Marília Duarte, estagiária de Jornalismo
Revisão e edição: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina Grande