Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2025 > 03 > IFPB Campina lança curso gratuito para mulheres em vulnerabilidade social

Noticia

IFPB Campina lança curso gratuito para mulheres em vulnerabilidade social

Iniciativa em parceria com a Prefeitura tem como objetivo promover inclusão e autonomia
por publicado: 21/03/2025 11h58 última modificação: 21/03/2025 11h58

No dia 17 de março, foi realizada a aula inaugural do curso gratuito de Assistente Administrativo no campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba. A formação integra o Programa Mulheres Mil, que promove formação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, e é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande.

A solenidade, realizada no miniauditório do campus, foi planejada minuciosamente para acolher as alunas. Aluska Farias, coordenadora local do curso, destacou a importância da iniciativa e compartilhou suas expectativas para os próximos meses. “Nossa expectativa é que, com esse curso, elas possam ser impactadas de várias formas: socialmente, economicamente e pela promoção da igualdade de gênero, que gerará fortalecimento da democracia, respeito às diferenças, valorização das mulheres que sofreram injustiças históricas, valorização das mulheres em situação de vulnerabilidade social e diminuição da violência. É isso que esperamos com este curso, uma mudança na vida dessas mulheres”, comentou.

Com duração de três meses e carga horária total de 160 horas, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, em Campina Grande. Nesta primeira etapa, o curso conta com 41 alunas e oferece auxílio para transporte e material didático. Ao final, as participantes receberão um certificado de conclusão.

A diretora-geral do campus, Ana Cristina Oliveira, ressaltou o impacto do curso na vida das mulheres. “Nós já temos uma lista de espera que, atualmente, daria para fechar mais duas turmas. Isso mostra que, com essas ações, existe uma demanda reprimida na sociedade. Esperamos, em um futuro próximo, poder contemplar mais mulheres com essas iniciativas, ajudando-as a superar as situações que enfrentam e a apoiar suas famílias”, disse.


Sobre o Programa:

Instituído pela Portaria nº 725 do Ministério da Educação (MEC), em 2023, o programa tem como objetivo ampliar oportunidades para que mulheres em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à educação profissional e tecnológica. O curso é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado no final de 2024 entre o IFPB e a Coordenadoria da Mulher.


Texto: Maria Eduarda Batista, estagiária de Jornalismo
Supervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina

registrado em: