Destaque
Mês da Mulher é celebrado no IFPB Campina com atividades de reflexão e empoderamento feminino
No último sábado, 8 de março, o IFPB campus Campina Grande celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma série de atividades voltadas para toda a comunidade acadêmica. A ação fez parte da programação do sábado letivo, incluso no Calendário Acadêmico da Instituição.
Com o tema “Construindo o Mundo Onde Todas as Mulheres Possam Viver Livremente”, o evento proporcionou momentos enriquecedores, com apresentações culturais e debates, organizados de forma conjunta pelo Departamento de Ensino Técnico do campus (DET) e o grupo Mulheres que Falam, que surgiu dentro das atividades organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB).
A programação foi dividida em dois momentos: o primeiro teve apresentações culturais e a divulgação do livro O Último Anjo de Fogo, da escritora Eduarda Sinfrônio, estudante do 3º ano de Informática do campus, além de um momento de alongamento com a professora de Educação Física, Anne Karen. Já o segundo momento foi a palestra “Quebrando o Silêncio: Combatendo o Assédio e Construindo uma Cultura do Respeito”, que contou com a participação da psicóloga Renata Oliveira e das jornalistas Emanoella Alves e Taty Valéria, onde foram discutidas questões sobre o enfrentamento ao assédio e possibilidades de criação de redes de apoio.
Além dos alunos(as) do IFPB Campina Grande, o evento também teve a presença de mulheres que fazem parte de projetos de extensão, professores(as), técnicos(as) administrativos(as) e funcionárias terceirizadas do campus. As mães dos estudantes também tiveram espaço para compartilhar suas experiências.
A chefe do Departamento de Ensino Técnico e coordenadora do evento, Laudiceia Araújo, enfatizou a importância de criar momentos como esse para a troca de experiências e reflexões: “À medida que essas mulheres compartilham essas situações, elas fortalecem outras que passam por situações similares a também denunciarem esses casos de assédio”, disse.
O objetivo do evento era refletir sobre o Dia Internacional da Mulher também como um dia de fortalecimento do movimento feminino, além de levantar uma reflexão importante sobre os constantes casos de violência contra a mulher e ressaltar a importância do respeito em todos os espaços. “O ambiente escolar é um espaço em que esses temas precisam ser tratados. Se queremos um mundo em que as mulheres possam viver livremente, é necessário que os alunos e as alunas reflitam sobre sua postura, sobre essa cultura do patriarcado, e ampliem, cada vez mais, a importância da reflexão acerca do respeito ao outro”, afirma Laudiceia.
Texto: Maria Eduarda Batista, estagiária de Jornalismo
Supervisão e revisão: Clébio Melo, jornalista do IFPB Campina