Pronatec
Sobre o Pronatec
Criado no dia 26 de Outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.
Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
Como funciona a oferta de cursos do Pronatec
O Pronatec é amplo e engloba diversas modalidades ou recortes de beneficiários: Pronatec Bolsa-Formação Estudante e Trabalhador, Pronatec Jovem, Pronatec Campo, Pronatec Copa para Empresa, Pronatec Brasil Sem Miséria dentre outros.
Temos parcerias com diversos demandantes: Secretaria Estadual de Educação, através de várias de suas escolas de ensino médio; Prefeituras, mediante as Secretarias de Ação Social em seus Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), com cursos para quem cumpre medida socioeducativa, além de outros Ministérios como o Trabalho e Emprego, pela sua Secretaria Regional, com trabalhadores que estão no Seguro Desemprego. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) também encaminha pessoas a procura de trabalho para se capacitarem através dos cursos que o IFPB oferece no Pronatec.
Os demandantes são os responsáveis pela captação e matrícula dos alunos. Por isso há matrícula do Pronatec nos CRAS, nas antigas Delegacias Regionais de Trabalho, nas agências do Sine. Quando a turma não está completa e faltam poucos dias para o início das aulas, as vagas são ofertadas online no site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ e qualquer pessoa dentro dos critérios pode se inscrever e até ficar dentro de um banco de reserva à espera da vaga.
Dependendo do curso, o perfil de escolaridade exigido pode mudar. Em muitos cursos do Pronatec Campo, pactuados com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por exemplo, não é preciso ter completado o ensino fundamental para que o interessado possa iniciar as aulas. Em cursos do Pronatec Jovem, há várias turmas formadas com estudantes que fazem o ensino médio em escolas do Estado. Em outros cursos, é preciso ter o ensino médio concluído para poder participar das aulas.
O IFPB é o responsável por ministrar os cursos e ofertar o material didático e fardamento. Através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os alunos recebem vale-transporte e vale-alimentação. A grande maioria dos cursos que ofertamos é na modalidade FIC, ou seja, Formação Inicial e Continuada. São cursos de curta duração, de cerca de três meses, voltados para a capacitação profissional.
Coordenação PRONATEC Campus Campina Grande
Coordenador: Marcelo Rodrigues do Nascimento
Telefone: +55 (83) 2102 6241
Email: pronatec.cg@ifpb.edu.br