Assistência Estudantil
Assistência Estudantil
A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Paraíba, em consonância com o Estatuto e Regimento Geral do IFPB, se dá mediante o estabelecimento de um conjunto de princípios e diretrizes estratégicas, materializadas através de programas que visam assegurar ao/à educando/a o acesso, a permanência e a conclusão do curso, na perspectiva de formar cidadãos/ãs éticos/as comprometidos/as com a defesa intransigente da liberdade, da equidade e da justiça social.
Resoluções
A assistência estudantil no IFPB – Campus Catolé do Rocha busca se firmar e intervir nas questões de ordem social que afetam e/ou dificultam a concretização do processo ensino-aprendizagem, bem como a permanência do/a estudante na Instituição. Assim, a intervenção nas expressões contemporâneas da questão social que incidem no processo de ensino-aprendizagem e a implementação de ações, programas e serviços, a partir das necessidades apresentadas pelos/as discentes, se apresentam como ações contributivas para o enfrentamento das situações que provocam a retenção e a evasão escolar.
Assistência ao/à Estudante no Campus Catolé do Rocha
A Assistência ao Estudante tem como objetivo principal o suporte ao processo educacional através de serviços e ações da equipe multidisciplinar, com vistas à permanência e ao êxito escolar dos/as estudantes do IFPB – Campus Catolé do Rocha. Para tanto, são desenvolvidas ações de planejamento, gestão dos recursos direcionados às áreas de atuação, atendimento individualizado e/ou coletivo, acompanhamento e apoio aos/às estudantes.
Enfermagem
O setor tem a missão de oferecer ATENÇÃO BÁSICA à saúde para os estudantes regularmente matriculados no IFPB - Campus Catolé do Rocha e também aos servidores da instituição (concursados e terceirizados). As atividades desenvolvidas pelo Setor de Saúde compreendem as Ações de Promoção, Prevenção e Proteção à saúde que visam fornecer informações para o incentivo à adoção de práticas e hábitos saudáveis nas esferas da educação alimentar, postural, sexual e reprodutiva, além da conscientização sobre as consequências do uso de fumo, álcool e outras drogas.
Já as Ações Assistenciais, são destinadas a resolver apenas ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente, ou seja, as situações de baixa e média complexidade.
Psicologia
A atuação do psicólogo na instituição tem como referência o conjunto de princípios norteadores dos Institutos Federais, compreendendo a democratização do ensino e a formação integral dos estudantes, bem como segue os princípios éticos de sua profissão, os quais se pautam no respeito à dignidade, à igualdade e à integridade do ser humano.
Nesse contexto, a intervenção do psicólogo está direcionada para o acompanhamento dos estudantes e docentes referente às questões acadêmicas, desenvolvendo ações de apoio, acolhimento e acompanhamento desse público, bem como atua de forma multidisciplinar e assessora os diferentes setores da instituição vinculados ao ensino.
Psicopedagogia
No campo da Instituição Escolar, a psicopedagogia age com base na produção de um diagnóstico institucional. Dessa forma, trata da avaliação, compreensão e atuação da aprendizagem, numa prática complexa que se caracteriza por diferentes delineamentos de interação humana, individuais e grupais, e por configurações de organização e funções sociais específicas. Tem como principal objetivo entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocionais, estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como essa aprendizagem varia gradativamente e está condicionada por vários fatores.
A psicopedagogia atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a
frequência dos problemas de aprendizagem. Seu trabalho incide nas questões didático-metodológicas, bem como a formação e orientação dos professores, além de fazer aconselhamento aos pais. Na segunda atuação, o objetivo é diminuir e tratar dos problemas de aprendizagem já instalados.
Serviço Social
O Serviço Social é parte integrante da equipe de Assistência ao/à Estudante e trabalha na implementação da Política de Assistência Estudantil, respeitando os princípios da dignidade, justiça social, equidade e acesso à educação com qualidade, compreendendo, portanto, a assistência estudantil como direito social e dever político.
Deste modo, inserido no universo escolar, o Serviço Social contribui no processo de redução das desigualdades e tem como finalidade principal realizar serviços e ações que viabilizem o direito à Educação garantindo o acesso, a permanência e a conclusão do curso com êxito.
Assistente Social do Campus Catolé do Rocha
Marta Simone Vital Barreto
E-mail: simone.barreto@ifpb.edu.br
Psicóloga do Campus Catolé do Rocha
Eliane Lucas da Silva
E-mail: elianesilva.psi@gmail.com
Psicopedagoga do Campus Catolé do Rocha
Elionária Lima de Figueredo Graciano
CBO 2394-25
E-mail: elionarialima@hotmail.com
Técnica em Enfermagem do Campus Catolé do Rocha
Ana Maria Torres Brasil
E-mail: ana.brasil@ifpb.edu.br
Coordenadora da CAEST: Ana Maria Torres Brasil
Telefone: (83) 99802-0278
Normas e Regulamentos
DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010.
RESOLUÇÃO 16/2018 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB.
RESOLUÇÃO 63/2023 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB.