Noticia
Alunos do Campus Catolé do Rocha participam do IV ENEX
O IV ENEX IFPB realizado no período de 23 a 25 de agosto nas cidades litorâneas de Cabedelo e Lucena contou com a participação de 28 discentes do campus Catolé do Rocha e dos servidores Brígida Batista Bezerra, Cleide Alves de Sousa, Ilton Luiz Fonseca de Oliveira e Vera Cléia Alves da Silva Cavalcanti, Ari Lima e Caetano José de Lima.
O evento foi aberto com o Festival de música do IFPB que teve Ytalo Felipe Farias como representante do campus. Foi uma ocasião de muita descontração e alegria, mesmo embaixo de chuva.
A comitiva do campus Catolé do Rocha foi dividida em três vivências: Os docentes Ilton e Brígida apresentaram o projeto de extensão sobre Consciência Negra em Cabedelo; Professor Caetano e os discentes Aleff, Anacleon, Bárbara, Carla, Cecília, Elviro, Graziela, Higo, Iago, Júlia, Lindomar, Thomás, Victor e Ytalo vivenciaram práticas agrícolas como fenação e poda no cultivo de caju no roçado do senhor João; As técnicas administrativas Cleide e Cléia e os estudantes Alyce, Aparecida, Beatriz, Carlos Henrique, Diogo, Gabriel, Gabrielle, Jandilson, João Vitor, Laryssa, Lucas Rian, Maria Rita, Pablo e Samuel compartilharam de rodas de conversas sobre a situação da trilha das Fontes e percorreram esse caminho para ver de perto como está o processo de degradação da natureza nesse local. Os dois últimos grupos ficaram alojados no assentamento Outeiro de Miranda em Lucena.
“Foi um prazer em recebê-los todos aqui na nossa comunidade e quero dizer que aprendemos muito com eles e foi uma realidade, né, que aqui nunca teve esse tipo de evento e quero dizer que foi maravilhoso o contato entre aluno e comunidade. Eu mesma fiquei maravilhada com a presença de todos vocês”, disse a agricultora Suzana Gonçalves, moradora do assentamento.
O discente Iago Martins Andrade destacou a importância do ENEX em sua vida: “Foi uma experiência única na qual tivemos a oportunidade de aprender na prática o que sabíamos na teoria sobre extensão. Aprovamos esse novo modelo de ENEX!”
Todos, servidores e discentes, tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia das famílias assentadas, além de conhecer os pontos turísticos da região. Segundo a coordenadora de pesquisa e extensão do campus Catolé do Rocha, Cléia Cavalcanti, “foram momentos riquíssimos de aprendizado e de vivência e de convivência com as comunidades locais, num trocar de conhecimentos, experiências e culturas, enfim foi um momento de praticar a extensão literalmente”.
Veja outras fotos no Facebook do Campus Catolé do Rocha.
Campus Catolé do Rocha com texto do Diretor Geral, Caetano José de Lima.