Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2024 > 07 > IFPB Catolé do Rocha realiza Aula Inaugural do Mulheres Mil

IFPB Catolé do Rocha realiza Aula Inaugural do Mulheres Mil

Curso de Manicure e Pedicure pretende capacitar 40 alunas profissionalmente
por publicado: 05/07/2024 14h25 última modificação: 05/07/2024 14h25

O Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) promoveu a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Manicure e Pedicure, que integra o programa Mulheres Mil. O evento realizado no dia 22 de março marcou o início de uma nova jornada educacional para 40 mulheres da região.

O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com carga horária de 160 horas, o curso abrange disciplinas técnicas básicas e habilidades diversas, como Oratória, Matemática Aplicada e Empreendedorismo, corroborando para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para recepcionar as estudantes, estiveram presentes o Diretor Geral do Campus Catolé do Rocha, João de Deus de Carvalho; o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Alex Trindade; e o Coordenador de Extensão e Cultura, Sinésio Bina. Em suas falas, os gestores ressaltaram a importância da iniciativa em proporcionar qualificação profissional às participantes e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento local. catole mm ifpb 1.jpeg

Andreza Silva, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, também prestigiou o evento para dar boas-vindas às estudantes e reforçar a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o IFPB Campus Catolé do Rocha em prol da qualificação profissional e do empoderamento desse público.

A Coordenadora Adjunta do Programa Mulheres Mil no campus do IFPB, Nádia Oliveira, forneceu informações sobre o curso, suas disciplinas e os requisitos para a certificação, esclarecendo as dúvidas que surgiram. Ela enfatizou ainda a relevância das relações interpessoais da turma ao longo das aulas para uma experiência de aprendizado bem sucedida.

Durante a aula inaugural, as participantes também tiveram a oportunidade de elaborar o “Mapa da Vida”, uma ferramenta da Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito que permite reflexões sobre a trajetória de cada aluna. Esse momento foi conduzido pela psicóloga do campus, Eliane Lucas, que abordou o início do curso como uma fase de oportunidades e descobertas.

Assim, o IFPB Campus Catolé do Rocha reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e de qualidade, utilizando a formação profissional como uma ferramenta essencial para transformar vidas e comunidades. O curso é presencial e as alunas recebem um auxílio estudantil para colaborar na frequência.