Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2024 > 12 > XI Semana da Consciência Negra movimenta o Campus

Noticia

XI Semana da Consciência Negra movimenta o Campus

Evento promoveu reflexão sobre o combate ao racismo, além de celebrar a cultura e a história afro-brasileira
por publicado: 06/12/2024 10h30 última modificação: 06/12/2024 10h30

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Catolé do Rocha, realizou entre os dias 23 e 30 de novembro a XI Semana da Consciência Negra, com uma programação rica em atividades que destacaram a importância da reflexão e do combate ao racismo, além de celebrar a cultura e a história afro-brasileira.

A abertura das atividades ocorreu no dia 23 de novembro, quando servidores e estudantes do campus participaram de um jantar em alusão ao Dia da Consciência Negra, promovido pela Comunidade Quilombola de Lagoa Rasa.O evento fortaleceu os laços entre o campus e a comunidade, valorizando a ancestralidade e as tradições locais.

No dia 27 de novembro, o professor Carlos Martins ministrou uma palestra para todas as turmas do campus com o tema “Racismo como sistema social”. A atividade trouxe reflexões profundas sobre como o racismo estrutura diversas dimensões da sociedade e destacou a necessidade de ações concretas para superá-lo. Logo após a palestra, ocorreu um desfile afrofuturista das turmas de 1º ano, organizado pelo professor Sinésio Bina, que encantou os participantes ao unir elementos de tradição e inovação em celebração às culturas de matriz africana. No dia 29 de novembro, um grupo de estudantes do campus participou do Simpósio “Todos Somos Um”, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Catolé do Rocha em parceria com as Comunidades Quilombolas da cidade. O evento promoveu discussões sobre igualdade e integração social, contando com a participação da juventude acadêmica e quilombola.

O encerramento da semana, em 30 de novembro, contou com a palestra “Desigualdades raciais na trajetória escolar”, conduzida pela professora Mariana Valença. A apresentação destacou os desafios enfrentados por estudantes negros no sistema educacional brasileiro, incentivando ações de permanência e êxito.

Em seguida, os participantes se dividiram em minicursos e oficinas temáticas: “Capoeira”, com o professor Kildenberg Nunes, que explorou a história e a prática desse símbolo de resistência cultural; “Um percurso de leitura: dos caminhos e das palavras na poética de Conceição Evaristo”, ministrado pela professora Maria de Lourdes, que abordou a obra da escritora e militante brasileira; “Religiões de Matriz Africana: influência e resistência na cultura brasileira”, conduzido pelo professor Lucas Gomes, destacando a relevância dessas tradições na formação cultural do país; “Cordel: produzindo sobre mulheres negras da literatura brasileira”, com o professor Antônio Rafael de Queiroz, que uniu literatura e criatividade na produção de cordéis sobre figuras marcantes da cultura afro-brasileira.

A XI Semana da Consciência Negra reafirmou o compromisso do IFPB - Campus Catolé do Rocha com a promoção da igualdade racial e com o reconhecimento das contribuições da cultura negra para a sociedade brasileira.