Você está aqui: Página Inicial > Ead > Assuntos > Bibliotecas

Bibliotecas

O Sistema Gerencial de Biblioteca do Instituto Federal da Paraíba tem por objetivo o controle e a organização de todo o acervo das bibliotecas de forma integrada e funcional. Nosso sistema registra a entrada e a saída de acervos, emite relatórios gerenciais de controle e facilita a administração bibliotecária, tornando-a mais ágil e eficaz.

O Repositório Digital do Instituto Federal da Paraíba é uma base de dados on-line que reúne a produção científica, cultural e tecnológica do IFPB. Esse repositório armazena arquivos de diversos formatos resultando em uma série de benefícios para os pesquisadores e para instituição proporcionando maior visibilidade dos resultados de pesquisas e preservação da memória científica institucional.

Biblioteca Digital Mundial em português é uma biblioteca digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países. James H. Billington bibliotecário do Congresso dos EUA sugeriu em 2005 a criação da Biblioteca Digital Mundial para a UNESCO. Com o intuito de tornar mais acessíveis coleções que falem e promovam a cultura, destacando as conquistas de todo o mundo. 

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. 

Instalada no primeiro andar do prédio da Administração Central da UEPB, em Campina Grande, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida se apresenta aos estudiosos como uma singular opção para aqueles que desejam desenvolver pesquisas acadêmicas. Inicialmente, a coleção era constituída apenas pelo acervo do professor Átila Almeida, predominantemente composta por livros, cordéis, periódicos e jornais. Posteriormente, foram incorporados novos acervos de influentes personalidades, tais como: Raymundo Asfora, Gilmar de Carvalho, Manoel Monteiro e Severino Bezerra de Carvalho.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP em um gesto de extrema generosidade para com a nação. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares.

A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição. 

A Biblioteca Digital da Administração Pública, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), é um espaço para o compartilhamento de conteúdo relevante sobre gestão pública, economia no setor público e políticas públicas.
Sem necessidade de qualquer cadastro é possível fazer download, compartilhar ou utilizar para fins educacionais, qualquer material depositado.

Através da Biblioteca, o INPI disponibiliza e orienta os usuários na consulta pública às bases de dados eletrônicas de literatura científica e tecnológica assinadas pelo INPI, bem como outras bases de dados gratuitas de patentes, marcas e desenhos industriais. A Biblioteca atua como unidade de informação dos Programas de Mestrado e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação, registrando e disseminando a produção científica dos referidos programas, bem como atendendo a outras unidades de informação no país e no exterior, em conformidade com as normativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), tendo o seu registro de funcionamento (611) junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia - 7ª Região.

A Biblioteca Nacional Digital materializa duas das tradicionais missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde.
É um acervo público, com recursos em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde.

O espaço TATU tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa relacionadas à história da educação, compondo um acervo digital acessível para outros pesquisadores. Além disso, imagina-se auxiliar na preservação e divulgação destes materiais.

A partir de uma iniciativa do Ministério da Educação, surge em outubro de 2015 a proposta de reunir e disponibilizar, em um único lugar, os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil. Com o objetivo de melhorar a experiência de busca desses Recursos, a Plataforma foi desenvolvida numa parceria coletiva entre: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professoras(es) da Educação Básica de todo o Brasil. Assim, a Plataforma MEC pretende se tornar uma referência em Recursos Educacionais Digitais, como um ambiente de busca, interação e colaboração entre professoras(es)!

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde, além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil. 

Inclui recursos educacionais produzidos na UFRGS e/ou por autores da UFRGS, todos com link para demonstração e exploração. Alguns estão disponíveis para download.

Comunidade criada para abrigar a as coleções de Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (PEA) produzidos na Universidade Federal do Paraná.

Inclui recursos educacionais produzidos na UNESP e/ou por autores da UNESP, todos com link para demonstração e exploração. Alguns estão disponíveis para download.

Coleta, preserva e divulga a produção acadêmica digital em todas as áreas do conhecimento.
São os ativos do repositório, além de teses e dissertações da UFRJ, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos por professores, pesquisadores, funcionários administrativos e alunos de mestrado e doutorado.

O acervo dessa biblioteca de música conta com obras raras criadas a partir do século XVI por grandes compositores brasileiros, além de partituras, manuscritos e periódicos. Todos disponíveis para download gratuito.

O Acervo Digital da UNESP captura, distribui e preserva materiais digitais. Aqui você poderá encontrar artigos, teses, pré-impressões, relatórios técnicos e outros conjuntos de dados em vários formatos.
O Acervo Digital é organizado em torno de quatro Comunidades que representam o tipo de documentação ou material arquivado. Dentro dessas quatro sub-comunidades podem existir inúmeras sub-comunidades e coleções. Cada coleção pode guardar inúmeros materiais.

O Repositório Digital Huet reúne acervo da várias produções científicas em vários formatos como textos, vídeos, imagens e outros formatos com o objetivo de ser bem acessível. O repositório foi elaborado pelo Instituto de Educação de Surdos (INES) com o objetivo de maior divulgação e utilização de produções científicas. O site é alimentado tanto pela instituição quando por outros usuários do site, pois os mesmos podem enviar os materiais, estes serão avaliados e podendo fazer parte do acervo.

Uma biblioteca gratuita agroecológica, alimentar e ambiental. Repassem a interessados, vamos propagar o conhecimento.
Muitos títulos legais e fundamentais para fortalecimento de uma Nova Cultura Planetária! A humanidade precisa se reinventar e diminuir radicalmente seus impacto negativos ao Meio.

A Biblioteca do Senado Federal foi criada em 18 de maio de 1826. À época, o Senado Federal chamava-se "Câmara dos Senadores do Império do Brasil" e a biblioteca, "Livraria do Senado". Em 12 de março de 1997, foi lançada a página da Biblioteca na Internet, disponibilizando o seu catálogo geral, incluindo livros, revistas, artigos de jornais e obras raras. Em dezembro de 2000 foi instalado novo sistema de gerenciamento de bibliotecas, adotando o formato de intercâmbio bibliográfico MARC. A rede Sabi recebeu, então, nova denominação: Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI, gerenciada pela Biblioteca do Senado. Em 2006, foi criada a Biblioteca Digital do Senado Federal - BDSF, com a função de armazenar, preservar, divulgar e possibilitar o acesso ao texto integral das publicações do Senado Federal à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo

A Biblioteca Virtual disponibiliza, em formato digital, as primeiras coleções do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Também fazem parte deste conjunto a coleção de publicações da Agência Nacional de Mineração - ANM (antigo Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM), os anais de eventos e diversos outros documentos produzidos em parceria com a CPRM.
O sistema contempla, dessa forma, um expressivo volume de documentação técnica e fotocartográfica, digitalizada e integrada em uma tecnologia de busca, a qual permite consultas gerais ou específicas em cada acervo.
É fornecido acesso integral ao expressivo depositório de conhecimento geológico e hidrológico básico, contemplando importantes coletâneas de diferentes instituições, assim como todos os relatórios técnicos de projetos executados pela CPRM nas décadas de 70, 80 e 90.
O acesso compartilhado com todos os acervos da Rede Ametista permite ampliar e otimizar a coleção especializada de documentação técnica e fotocartográfica, disponível na versão impressa e digital.

BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras. Com mais de 20 mil livros digitais, audiolivros, jornais, revistas, vídeos, podcasts e uma série de eventos culturais, é uma plataforma que promove a leitura, o conhecimento e o entretenimento de modo fácil e gratuito.

A Biblioteca Digital da Unicamp (BDU) foi criada em 2002, para ser estruturada através da produção Científica-Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico de: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio cultural.

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) coloca à disposição do público obras relativas ao estudo dos grandes temas de interesse da política externa brasileira e das relações internacionais. As obras encontram-se em formato digital para download gratuito na biblioteca digital.

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado

A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda.

O Repositório Digital Centro de Referência Paulo Freire foi constituído com a missão de armazenar, preservar, estimular, disseminar e compartilhar a produção intelectual do educador Paulo Freire, além de saberes, reflexões, estudos e pesquisas sobre o pensamento freiriano em formato digital junto a diversos atores sociais. Reúne em uma única plataforma digital um dos mais representativos acervos sobre a vida e obra de Paulo Freire por abranger fontes documentais de origem de seu Arquivo e Biblioteca Pessoal, além de outras fontes que dão continuidade ao seu pensamento.

A Unesp - Universidade Estadual Paulista, no âmbito de seu Programa Memória Social, dá início ao processo de disponibilização digital de acervos pertencentes ao seu sistema de bibliotecas e centros de documentação que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento.

Repositório Digital do Supremo Tribunal Federal.

Como em todas as bibliotecas de reconhecida importância e precioso acervo, originalmente, a formação de sua coleção se deu pela doação de coleções especiais e doações espontâneas de pesquisadores e diretores do Museu Nacional. Dentre elas, destacamos a doação dos livros e periódicos pertencentes à Comissão de Exploração e os livros de uso particular da Imperatriz Leopoldina.

A Biblioteca Digital e Sonora foi criada com o objetivo de atender a demanda dos deficientes visuais (da UnB e da comunidade em geral), coletando, reunindo, organizando e armazenado materiais em formato digital a fim de satisfazer as necessidades de informação de seus usuários. Com a implementação da BDS, a BCE procura democratizar o acesso à educação e à cultura por meio da oferta de materiais devidamente adaptados para os programas ledores de tela, além de livros gravados com uso da voz humana.

Obras raras do século XVI ao XVIII, manuscritos autógrafos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia. 

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897* e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacional.

Biblioteca Virtual Anísio Teixeira. 

A Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da FAPESP - BV/CDi oferece informação referencial sobre bolsas e auxílios apoiados pela Fundação. A consulta aos dados disponíveis pode ser feita em duas bases: a primeira abrange os projetos concedidos de 1992 em diante; a segunda, também acessível pela página principal da BV, é uma base complementar, referente aos projetos aprovados de 1962 a 1991.

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um bem público que facilita o acesso e uso da informação científica e técnica em saúde com o objetivo de contribuir para a redução da distância entre o conhecimento e a prática em saúde nos países da América Latina e do Caribe (AL&C). A BVS baseia-se no trabalho colaborativo e em rede, aplicado à criação, organização e divulgação de informações e evidências científicas e técnicas na área da saúde, disponíveis para acesso pelos usuários por meio das Instâncias (Portais) da BVS.

A BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação é um repositório pioneiro de trabalhos científicos, com acesso gratuito, fundado em maio de 1999 pelo professor António Fidalgo. Desde então, encontra-se sob a curadoria da unidade de investigação LabCom, da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. O propósito da BOCC é aumentar a visibilidade e o impacto de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livro, ensaios, atas de congressos, teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Para isto, todos as semanas, milhares de professores, investigadores e estudantes acedem, partilham e citam estes conteúdos.

O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Os temas Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, definidas nos Programas e Atividades Estruturantes da Estratégia Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e incluídos neste primeiro momento. 

A equipe do Canal Ciência tem como missão a constante busca pela excelência no desenvolvimento e produção de conteúdos de divulgação científica e tecnológica, promovendo serviços de popularização da ciência para o público em geral, especialmente a estudantes brasileiros em diversos níveis.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

O índice mais diversificado do mundo para pesquisar livros na íntegra.

Latindex é uma rede de 24 instituições que operam de maneira coordenada para reunir e disseminar informações sobre as revistas científicas produzidas na região, integrando também aquelas que divulgam estudos ibero-americanistas no mundo. Seu registro e consulta são gratuitos. Oferece dois serviços de informação: 1. Diretório, com dados bibliográficos e de contato das revistas impressas e online registradas, e 2. Catálogo 2.0, composto por revistas online que cumprem os mais altos padrões de qualidade. Em uma segunda etapa, será oferecido acesso aos artigos das revistas que fazem parte do Catálogo 2.0.

A Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-Americano (BDPI) é um projeto promovido pela Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) que tem como objetivo a criação de um portal que permita o acesso, a partir de um único ponto de consulta, aos recursos digitais de todas as bibliotecas participantes.


O SBICafé é um repositório temático da produção científica das instituições que integram o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (Consórcio Pesquisa Café). Seu objetivo é unificar e facilitar o acesso à produção científica das instituições consorciadas, no que se refere a temas relacionados ao agronegócio do café, aumentando assim a visibilidade, o uso e o impacto dos resultados das pesquisas depositadas, no intuito de fortalecer os projetos desenvolvidos em torno do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP D/Café), aumentando sua produtividade, progresso e recompensas.

A descoberta do patrimônio cultural digital da Europa. Pesquisa, guarda e partilha arte, livros, filmes e música provenientes de milhares de instituições culturais.

Open Library é um catálogo de biblioteca aberto e editável, orientado a ter uma página web para todo livro já publicado. Para construir a Open Library, foi preciso centenas de milhões de registros de livros, uma interface wiki e muitas pessoas dispostas a contribuir com seu tempo e esforço para desenvolver o site. Até o momento, são mais de 20 milhões de registros de uma variedade de grandes catálogos, além de contribuições individuais, com mais ainda por vir.

O Projeto Gutenberg é uma biblioteca com mais de 70.000 eBooks gratuitos. Você pode escolher entre eBooks gratuitos em formato epub e Kindle, baixá-los ou lê-los online. Aqui, você encontrará as grandes obras da literatura mundial, com foco em trabalhos mais antigos, cujos direitos autorais nos EUA já expiraram. Milhares de voluntários digitalizaram e revisaram cuidadosamente os eBooks, para que você possa aproveitá-los.

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002.  A BDTD fornece acesso e visibilidade às teses e dissertações brasileiras.

Biblioteca Interativa SEBRAE

Cultura Acadêmica é o segundo selo da Fundação Editora da UNESP, cujo selo central é o EDITORA UNESP, que existe desde 1987 e tornou-se marca já consagrada com um catálogo que a caracteriza como editora universitária de destaque junto ao leitor brasileiro e ibero-americano. Cultura Acadêmica presta-se a novas experimentações, abre-se a parcerias editoriais com órgãos da direção central da UNESP assim como com suas várias unidades universitárias e cursos de pós-graduação, buscando sempre a qualidade pautada nos conselhos editorias e comissões científicas responsáveis por cada um dos volumes publicados.

LIVRES É um Banco de Dados de LIVRos EScolares brasileiros. Disponibiliza acesso a livros didáticos das diversas disciplinas escolares brasileiras do século XIX aos dias atuais, considerando a sua história e as especificidades da produção escolar. Referencia obras de diversas bibliotecas do país, caracterizando-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro didático em suas diferentes vertentes. Reúne fontes relacionadas à produção didática como legislação, programas curriculares, catálogos de editoras e bibliografia de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema.

Base de conhecimento da CGU.

Acervo Digital do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A coleção de periódicos da ACS disponibiliza publicações nas áreas de Química, Bioquímica e Biofísica, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Sanitária, Ciências Ambientais e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Artigos publicados a partir de 1896 da ACS estão disponíveis aos usuários do Portal.  (É necessário acessar dentro da instituição, ou então acessando o portal da Capes via sistema de autenticação "Café").

Na Biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata. São fornecidos textos completos e respeitando a linguagem da época.

Revistas e Periódicos

A Revista de Agroecologia no Semiárido destina-se à publicação de temas sobre Ciências agrárias dentro das seguintes áreas temáticas: agroecologia vegetal, agroecologia animal, veterinária, tecnologia em alimentos, educação, meio ambiente, agronomia, zootecnia, ciências biológicas, química, mudanças climáticas, educação no campo, políticas públicas, extensão rural, forragicultura, urbanização e fitopatologia, entomologia, solos e áreas correlatas em português e inglês.

A Revista Gestão e Organizações é um periódico online generalista gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destaca-se: estratégia organizacional; ensino, pesquisa e produção acadêmica em gestão; empreendedorismo; governança; gestão pública; gestão ambiental; economia solidária; marketing; tecnologia da informação; sistemas de informação; qualidade e produtividade; administração da produção; logística; finanças e contabilidade; qualidade e produtividade; recursos humano; direitos humanos e gestão tecnológica.

A Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho - REBRAST, pertencente ao Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Patos, tem como objetivo ser um meio de divulgação e disseminação do conhecimento, através trabalhos científicos originais (inédito e inovador), ampliando e promovendo o debate, tendo como temas as grandes áreas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que tenham relevância técnico/científica. Além de artigos, destina-se também à submissão de contribuições nas modalidades de estudos de caso, revisão, comunicação, resenha e carta sendo direcionada à comunidade científica: professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem na área de SST.

Nesse arquivo público, você encontrará revistas, jornais, periódicos e e-books sobre a História do Estado de São Paulo. O acervo é uma excelente opção para leitores que buscam referências sobre educação e contextos históricos locais.

Revista Práxis: saberes da extensão é uma publicação quadrimestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de ações extensionistas, que possam contribuir para o desenvolvimento das ciências. Sua missão é socializar processos e produtos acadêmicos gerados a partir de conhecimentos empíricos que perdem sua originalidade para adotar a construção de novos conhecimentos através das atividades científicas, experimentais e relacionais. Esses processos e produtos satisfazem as necessidades de investigações teóricas, de comprovação de hipóteses científicas, além, de buscar soluções práticas para os problemas de natureza social, ambiental, tecnológica etc., inerentes à vida em sociedade. Entendemos que esses processos criativos de ação-reflexão-realização dão origem a uma práxis científica.

A Revista Principia é editada sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação do IFPB e tem por objetivo publicar trabalhos originais e inéditos da produção científica nacional e internacional nas diversas áreas do conhecimento servindo também como um ambiente que propicie troca de experiências e ideias entre pesquisadores nacionais e estrangeiros. A Principia tem periodicidade trimestral, com um volume por ano e quatro números, podendo servir como veículo de divulgação de trabalhos selecionados por meio de edições especiais.

O Portal de Periódicos CAPES fornece por meio do seu site acesso a diversos conteúdos em formato eletrônico, tais como: textos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais; diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos, além de patentes, teses e dissertações entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. O IFPB integra a rede de instituições participantes do  Portal de Periódicos da CAPES.

A RSP tem como objetivo disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). Tendo como objetivo ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais, a FUNPEC-RP acredita que o Sumários.org contribuirá para minimizar as dificuldades ainda enfrentadas pelos periódicos para serem inseridos em bases de dados bibliográficos.