Material Didático
Atualmente há uma crescente oferta de cursos em educação a distância. Esse crescimento aliado à diversidade de projetos e modelos usados justificam a necessidade de se estabelecerem padrões mínimos de qualidade. Os Referenciais de qualidade para cursos a distância (BRASIL, 2003) e os Referenciais para elaboração de materiais didáticos para a EaD no ensino profissional e tecnológico (BRASIL, 2007), preocupados em garantir a qualidade dos processos e nortear o desenvolvimento e a manutenção da Educação a Distância (EaD), orientam que os projetos de cursos nessa modalidade devem compreender categorias que contemplem alguns tópicos, dentre eles, o material didático.
O material didático para o ensino a distância tem dinâmica e características diversificadas do ensino presencial: “ele assume o papel de fio condutor, já que organiza o desenvolvimento e a dinâmica de todo o processo de ensino e aprendizagem” (CORRÊA, 2013, p. 129). Martins e Oliveira (2008, p. 8) afirmam que o material deve ser a “voz do professor” perante os alunos. Esse material necessita, dessa forma, ser autossuficiente e deve contemplar e estimular a autonomia, a interação e a interatividade.
De acordo com Corrêa (2013, p. 129-130):
(...) ao produzir e desenvolver materiais para EaD deve-se levar em consideração que o material didático necessita ser de fácil interpretação, com linguagem adequada ao público que pretende atender, não podendo ser “fechado”, ou seja, considerado como pronto e acabado, e sim, passível de adaptações e atualizações. Os mesmos devem permitir ao aluno estender seus conhecimentos para além do que está proposto, indicando, por exemplo, bibliografias complementares e atividades extras que auxiliem o aluno a continuar sua pesquisa e aprendizado de forma autônoma.
É importante que o material didático forneça explicações claras a respeito dos objetivos de cada unidade ou módulo do curso, sendo esse aspecto essencial para que o aluno possa ter a dimensão dos objetivos que deve desenvolver e atingir e possa organizar suas ações para alcançar estes objetivos. Sob esta perspectiva, o material didático exerce papel importante na autonomia do aluno, facilitando, incentivando e orientando.
Enfim, o material didático é um recurso de comunicação pedagógica. Para que a comunicação aconteça, é necessário que o código utilizado seja comum tanto para o locutor quanto para o interlocutor, coincidindo a interpretação de um com o significado dado pelo outro. Dessa forma, a fim de se promover essa interlocução, deve-se dar uma atenção especial ao processo de produção desse material, principalmente quando se trata de educação a distância, pois, nessa modalidade, o material didático é responsável pela organização, desenvolvimento e dinâmica de todo o processo educativo.
O material didático em educação a distância deve ser planejado, desenvolvido e aplicado respeitando-se as características e especificidades que a modalidade exige. Assim, ter e produzir material didático para seus cursos a distância trazem maior visibilidade e autonomia à Instituição, bem como aos técnicos e docentes envolvidos nesse processo. A produção do material didático se organiza em etapas que envolvem diferentes atividades, bem como pessoal diverso, a fim de se obter uma melhor administração de todo o processo.
Referências
BRASIL. Referenciais de qualidade para cursos a distância. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ReferenciaisdeEAD.pdf>. Acesso em: 11 maio 2016.
______. Referenciais para elaboração de materiais didáticos para a EaD no ensino profissional e tecnológico. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: <www.etecbrasil.mec.gov.br/gCon/recursos/upload/.../ref_materialdidatico.pdf>. Acesso em: 13 set. 2015.
CORRÊA, Michele Antunes. Os materiais didáticos como recursos fundamentais de potencialização da qualidade do ensino e aprendizagem na EaD. In: E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, v. 6, n. 1 p. 125-140. Florianópolis/SC, 2013.
MARTINS, Jana Gonçalves; OLIVEIRA, Nadia Fátima de. Material didático: desconstruindo o ontem para construir o hoje e o amanhã. [S.l:s.n.], 2008. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/512200834611PM.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.