Apresentação
Evento totalmente online
As inscrições para as oficinas foram encerradas em 09/11. No entanto, inscrições para participar do encontro ainda serão aceitas até às 9h do dia 11/11.
A disseminação da Covid-19 invadiu nossa sociedade em todos os aspectos. A vida social – urbana ou rural – foi atingida por impactos cujos efeitos ainda não foram totalmente dimensionados. Na esfera educacional, em particular, as práticas pedagógicas sofreram um revés impensado, e todas as instituições tiveram que lançar mão de recursos diversos de sua realidade para poderem se adaptar a esse novo mundo. Sendo, anteriormente, um objeto de escolha para quem se aventurava no mundo virtual, o ensino a distância tornou-se, de imediato, a opção mais apropriada no enfrentamento de tal adversidade; os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) passaram a ser vistos e utilizados como os recursos mais efetivos para se continuar a escolarização, a instrução o aperfeiçoamento acadêmico. Afeita a esse universo virtual e digital, a comunidade do IFPB se emparelhou a diversos segmentos sociais e fez a sua parte: instrumentalizou a comunidade para se adequar ao ensino remoto.
No sentido do enfrentamento desses desafios, o Instituto Federal da Paraíba promove a quarta edição do Encontro de Educação a Distância – IV EEAD. Nessa nova edição, serão disponibilizados momentos para colocar na berlinda as discussões das várias experiências do novo estudar, ensinar, educar, trabalhar, compartilhando-as e pensando, especialmente, sobre a necessidade de adaptação ao que, agora, parece já não ser tão novo.
Durante o IV EEAD, as discussões sobre a presença da EAD e sobre as mudanças comportamentais em todas as esferas sociais ganham em amplitude. Se, por si só, o EEAD já se consolida por sua matéria constitutiva – a aprendizagem dialógica a distância –, o que dizer de sua energia transformadora neste momento singular, atípico?
O IV EEAD é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino realizada por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, que hoje oferta cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e projetos de extensão na modalidade a distância, promovendo a universalização escolar e o ingresso no mundo do trabalho, a fim de oportunizar apropriação de direitos cidadãos a partir da formação acadêmica e profissional dignas.
Sob tal perspectiva, convidamos a comunidade acadêmica – e todos os interessados nas discussões acerca das experiências vividas, e a serem experimentadas no mundo virtual – a fomentar o debate sobre os papéis da educação a distância e de seus agentes em contextos emergentes de inovação e de superação de seus próprios limites.
Conferência/Painel de Abertura
Link para conferência/painel de abertura: <CLIQUE AQUI>
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Tem experiência na área de Física, com atuação nas áreas Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos em espaços curvos. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Exerceu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ-PB onde permaneceu até Dezembro de 2018. Em março de 2017 foi eleito Vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo a Pesquisa do Brasil - CONFAP com mandato até março de 2019. Em janeiro de 2019 foi nomeado Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba. Atualmente é condenador da implantação da Rede Paraibana de auto desempenho - REPAD, projeto de pavimentação digital do Estado da Paraíba que visa implantar uma rede de fibra óptica para atender as Instituições de Pesquisa do Estado. Tem atuado na implantação de projetos na área de apoio à cultura de empreendedorismo a empresas no Estado da Paraíba. Conselheiro do SEBRAE do Estado da Paraíba. Atua como conselheiro titular do CGI. BR representando o setor Governo como representante do CONSECTI. Em outubro de 2019 assumiu a Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.
|
Med. Daniel Beltrammi (Governo do Estado da Paraíba) Médico Sanitarista, Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado da Paraíba, Mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Possui Residência Médica em Medicina Preventiva e Social, com ênfase em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde - (Programa de Estudos Avançados Em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde - PROAHSA), pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - EAESP-FGV. É aluno pesquisador de Doutorado, do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
|
Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2017. Tem interesse em pesquisas relacionadas aos temas: cultura organizacional, comportamento do cidadão, comportamento do consumidor, mídia e cidadania, redes de cooperação, imagem corporativa, identidade organizacional. Graduação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2006). Já atuou como Diretor de Criação na Antares Comunicação, Diretor-Associado de Criação na Ação Marketing Promocional. No âmbito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, atua como: servidor técnico-administrativo, Coordenador-geral Adjunto da Rede E-tec Brasil, membro do Núcleo de Capacitação em Educação a Distância, responsável pelo Núcleo de Administração e Planejamento da Diretoria de Educação a Distância e atuou como professor formador de curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública EAD/UAB na disciplina: Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos. Tem experiência na área de Comunicação, Estratégia, Planejamento e Gestão. |
Convidados
Palestrantes, expositores e instrutores:
Profª Anna Libia Araujo Chaves (IFPB) Professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba e atualmente ministra aula nos cursos técnico-integrados da Instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação Inglês e Português (2002), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2004) e Mestrado em Letras (2006), todos realizados na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. No momento atual tem demonstrado interesse em estudar e pesquisar sobre a Psicologia Positiva, especificamente, a Educação Positiva. Está fazendo o curso de Certificação em Psicologia Positiva e é líder do NEP, Núcleo de Educação Positiva do IFPB. Destacam-se entre seus interesses de investigação a relação entre as emoções e o aprendizado no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do IFPB.
| |
Profª Éricka Anulina Cunha de Oliveira (IFPB) Professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba e atualmente, ministra aula nos cursos superiores e técnico-integrados da Instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação Português (2008), realizada na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Especialização em Língua Portuguesa (2008), realizada na Universidade Federal da Paraíba. No momento atual tem demonstrado interesse em estudar e pesquisar sobre a Psicologia Positiva, especialmente, Educação Positiva. É membro do Núcleo de Educação Positiva do IFPB. Destacam-se entre seus interesses de investigação a Empatia e a Comunicação Não Violenta.
| |
Profª Fabíola Nascimento dos Santos (IFPE) Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Ensino-aprendizagem da Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e em Educação à Distância pelo SENAC-PE. Professora dos cursos técnicos e superiores da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (DEaD/IFPE) e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da DEaD e Coordenadora de Tutoria do Curso de Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFPE.
| |
Profª Gerthrudes Hellena Cavalcante de Araujo (IFPB) Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora efetiva do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT-CNPq), tendo como foco de pesquisa o trabalho docente sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Tem experiência como formadora de professores e seus interesses de pesquisa são nas áreas de formação docente e Educação a Distância.
| |
Profª Jamylle Ouverney King (IFPB) Formada em Letras Portugues-Inglês pela UFPB, mestrado em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Participou de Formação na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere na Finlândia (2016) e retornou a Finlandia em 2017 para capacitação com ênfase na formação de multiplicadores e design de currículo nas Universidades de Tampere e Hämeenlinna. Em 2018 e 2019 atuou como Formadora no programa nacional de formadores da rede federal (Braff). Entre 2016 e 2020 atuou como vice-coordenadora do Programa Estadual Giramundo na Paraíba. Atualmente é professora de lingua inglesa, prática como componente curricular e projeto integrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística,atuando principalmente nos seguintes temas: software educacional, migracoes, ESP, mobile learning, interdisciplinaridade, metodologias ativas da aprendizagem, gamificação e ensino a distância.
| |
Profª Jailma Freire Marinho (IFPB) Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal da Paraíba. Atua no Curso de Licenciatura em Letras-EaD no IFPB na disciplina de Introdução à Linguística. Ministra as disciplinas de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado e Subsequente do Campus Cabedelo Centro. Atualmente, exerce a função de coordenadora do Curso Técnico em Guia de Turismo. Possui nível de proficiência em inglês C2, de acordo com o Common European Framework of Reference. Faz parte da comissão de aplicadores dos exames internacionais TOEIC e TOEFL. Seus interesses atuais de pesquisa incluem formação inicial e continuada de professores, aprendizagem mediada por tecnologias e cultura digital. | |
| |
Prof. Jônatas Costa Bezerra (IFPB) Graduação em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2014) e Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-2007), com mestrado em Ensino de Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2018) com ênfase em Tecnologia Educacional e Metodologias Ativas de Aprendizagem; especialização em Tecnologia Educacional pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) onde desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física. Tem experiência na área de Tecnologia Educacional, em Física Geral, Geociências, com ênfase em Meteorologia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, tecnologia educacional, metodologias ativas.
| |
Profª Josali do Amaral (IFPB) Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é porfessor do ensino básico tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Na área de História, aprofundou-se no estudo das instituições políticas do Império do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: província do amazonas, educação, rotas fluviais, ocupação territorial e fronteiras.
| |
Prof. José Moacir Soares da Costa Filho (IFPB) Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguística e graduado em Letras, Habilitação II (Língua Vernácula e Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba. Tem principais temas de interesse são o ensino de língua materna, a multimodalidade, a aquisição da linguagem e a educação a distância.
| |
Prof. José Roberto Oliveira dos Santos (IFRN) Graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRN (2008). Doutorando em Ciência Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRN. Área de atuação na Sociologia e Antropologia da Religião, prática de ensino e formação de professores de sociologia, metodologia do trabalho científico.
| |
Prof. Lafayette Batista Melo (IFPB) Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Realizou pós-doutorado em Linguística (Análise do Discurso) na Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente, é professor da Unidade Acadêmica de Informática do Instituto Federal da Paraíba, atuando também no curso de Letras a Distância como pesquisador e fazendo parte do Programa de Pós-graduação de Tecnologia da Informação (Mestrado Profissional em Informática). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nas seguintes áreas: Interação Humano-Computador, Informática em Educação e Educação a Distância, Análise do Discurso e Hipertextos e mais recente em Metodologias Ativas e Gamificação. | |
Lidiane Gonçalves Barbosa Lima (IFPB) Graduanda em Letras a Distância com Habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR- (2017). Formação em curso Técnico em segurança do trabalho pela Escola Técnica Redentorista - ETER - (2013)
| |
Profª Mônica Maria Pereira Firmino Seixas (IFPB) Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Possui mestrado em Linguística (2008) pelo mesmo programa e graduação em Letras (2004) pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, especialmente no curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância. É autora do livro Novo Acordo Ortográfico: Comentado e Ilustrado e da coleção Mais saber- Ensino Médio publicados pela Editora Grafset. Dedica-se, entre outros trabalhos, à pesquisa sobre Design Instrucional do material didático e do ambiente virtual de aprendizagem de cursos EaD.
| |
Petra Júlia Santos de Azevedo (IFPB) Graduanda em Psicologia, participa do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral (NPDSM), em que é orientanda de Iniciação Científica, além de atuar como monitora na disciplina de Teorias e Sistemas em Psicologia II. Ademais, tem desenvolvido estudos e pesquisas na linha da Psicologia Positiva, contemplando especificamente aspectos relacionados à Empatia e à Comunicação Não Violenta, no âmbito do Núcleo de Educação Positiva (NEP) do IFPB. | |
Prof. Rafael Xavier Leal (IFPB) Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2017. Tem interesse em pesquisas relacionadas aos temas: cultura organizacional, comportamento do cidadão, comportamento do consumidor, mídia e cidadania, redes de cooperação, imagem corporativa, identidade organizacional. Graduação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2006). Já atuou como Diretor de Criação na Antares Comunicação, Diretor-Associado de Criação na Ação Marketing Promocional. No âmbito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, atua como: servidor técnico-administrativo, Coordenador-geral Adjunto da Rede E-tec Brasil, membro do Núcleo de Capacitação em Educação a Distância, responsável pelo Núcleo de Administração e Planejamento da Diretoria de Educação a Distância e atuou como professor formador de curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública EAD/UAB na disciplina: Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos. Tem experiência na área de Comunicação, Estratégia, Planejamento e Gestão.
| |
Profª Renata Ferreira de Sousa (IFPB) Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professora do ensino básico e técnico do Instituto Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. Tem especialização em Psicologia Positiva e pesquisa temas relacionados à sua aplicação na educação. | |
Prof. Sérgio Araújo de Mendonça Filho (IFPB) Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI - Universidade Estadual do Ceará - UECE - (2006) e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP - (2010). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, onde leciona Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM).
| |
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB - Linha de Pesquisa Politicas Educacionais (PPGE-2015). Mestre em Educação (PPGE-2010) Especialização em Fisioterapia Cardio-Respiratória (UFPE-2008); Especialização em Treinamento Desportivo (UFPB-2001); Bacharelado em Fisioterapia (UNIPÊ- 2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIPÊ-1999). Atualmente, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba campus João Pessoa. Atua principalmente na saúde integral do individuo, na perspectiva da Educação e Cuidado de Si (EDUCARI) e Projeto de Vida Pessoal (PVP) como princípios norteadores dos Projetos Pedagógicos Singulares dos Educandos. Membro efetivo do Núcleo de Pesquisa de Educação Positiva (IFPB). |
Palestras, Mesas Redondas e Experiências Exitosas
|
Oficinas
Serão 6 (seis) opções de oficinas:
|