Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícia em Destaque > Especialização Técnica

Especialização Técnica

Vagas para guias de turismo da região nordeste cadastrados no Cadastur

Inscrições abertas, no período de 29/08/24 a 09/09/24, para o processo seletivo do curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Turístico Cultural, na modalidade de Educação a Distância.
publicado: 28/08/2024 17h12 última modificação: 28/08/2024 17h12

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em parceria com o Ministério do Turismo, por meio do projeto TURISMO NORDESTE: NOVOS RUMOS e do Campus Cabedelo Centro, está com inscrições abertas, no período de 29 de agosto a 09 de setembro de 2024, para o processo seletivo do curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Turístico Cultural. O curso é totalmente gratuito e será ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) com a realização de visitas técnicas presenciais.

Última oportunidade para guias de turismo da região nordeste cadastrados no Cadastur

O processo seletivo é destinado, exclusivamente, a profissionais que já possuem o curso Técnico em Guia de Turismo Regional, e que estejam habilitados a atuar em qualquer estado da região Nordeste, conforme cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo. Essa será a última oferta do curso por meio do projeto TURISMO NORDESTE: NOVOS RUMOS.

Inscrições

De acordo com o Edital nº 102/2024, as inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas online, no período de 29 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO DE 2024, por meio da página da Comissão Permanente de Concursos (COMPEC) do IFPB disponível em concursos.ifpb.edu.br.

DOCUMENTAÇÃO INICIAL PARA A INSCRIÇÃO:

Doumentos

• Documento Oficial de Identificação.
  • Certificado de Conclusão do curso Técnico em Guia de Turismo Regional.
  • Crachá de Guia de Turismo emitido pelo Ministério do Turismo ou Certificado de Registro no Cadastur. O candidato deve estar habilitado a desenvolver suas funções em qualquer Estado da Região Nordeste, conforme cadastro no CADASTUR.

Os documentos devem ser digitalizados na íntegra, em frente e verso (quando houver), e anexados no formulário de inscrição online. É importante que os documentos estejam legíveis e contenham o nome completo do candidato.

Documentação Complementar: se o número total de inscrições homologadas, constantes da lista final de candidatos inscritos, for superior ao número TOTAL DE VAGAS estabelecidas no ITEM 1.2 do edital, o candidato será convocado a apresentar/anexar DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR, para fins de classificação.

Metodologia e qualidade reconhecida

O curso oferece uma formação completa, abordando temas como:

• Turismo cultural: conceitos e fundamentos (30h)
  • Patrimônio histórico cultural (30h)
  • Patrimônio cultural e memória social (30h)
  • Educação patrimonial (30h)
  • Planejamento de projetos e roteiros turísticos culturais (40h)
  • Teoria e prática profissional do guia especializado em atrativo turístico cultural (40h)

A modalidade de educação a distância combina o aprendizado a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFPB, com visitas técnicas presenciais. As visitas serão realizadas no estado (da região Nordeste) de habilitação do estudante matriculado, proporcionando uma experiência prática e imersiva – veja como foram as visitas técnicas da oferta de 2024.1 do projeto (Curso Atrativo Natural).

O IFPB, instituição selecionada pelo Ministério do Turismo para ofertar o curso de Especialização Técnica em Guia em Atrativo Turístico Cultural, na região Nordeste, está entre as instituições públicas mais bem qualificadas na Educação a Distância (EaD) no Brasil. A modalidade EaD na instituição conquistou Nota 5, conceito máximo atribuído pelo MEC, o que garante um ensino de excelência.

Projeto TURISMO NORDESTE: NOVOS RUMOS

Com o objetivo de ofertar Cursos de Especialização para Guias de Turismo, habilitados no Cadastur como "Guia Regional" dos estados da macrorregião Nordeste do Brasil, os cursos do projeto TURISMO NORDESTE: NOVOS RUMOS são uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Mtur

Para mais informações sobre o projeto, visite www.ifpb.edu.br/ead ou siga o perfil oficial do projeto no Instagram @novosrumosnordeste.

Inscreva-se já e impulsione sua carreira!